Pular para o conteúdo principal

CURSO FORÇA 8 DÁ NOVA FORÇA AO RUGBY NA BAHIA

Decorreu no passado final de semana o Curso Scrum - Força 8 que foi conduzido pelo Professor Henrique Rocha, e em que participaram 17 treinadores e jogadores da Bahia e de São Paulo, que tiveram oportunidade de conhecer uma abordagem diferente do scrum, e um novo sistema de treino dos seus componentes.

Foram dois dias de grande intensidade com todos os intervenientes experimentando as diversas técnicas apresentadas Henrique Rocha, que rapidamente foram adotadas por todos, devendo agora transferir os seus conhecimentos aos clubes a que pertencem.

A utilização de elásticos de treino que o antigo responsável pelo departamento de desenvolvimento da Federação Portuguesa de Rugby trouxe consigo, permitiu uma rápida adaptação dos participantes ao novo sistema de treino, e promete revolucionar o ensino e o treino do scrum.

Com eles é possível decompor o scrum e treinar separadamente cada conjunto de jogadores, como por exemplo apenas um pilar, ou um pilar com um segunda linha e um flanker (os números 1-6-4 ou
os números 3-4-7, por exemplo), até ao scrum completo.

Enorme cuidado com as ligações entre os jogadores, com atenção redobrada aos detalhes, que afinal acabam por fazer toda a diferença, com a particularidade de permitir o treino em qualquer tipo de piso.

O curso decorreu no Colégio Gentil Paraíso Martins em Valença, Bahia, que colocou as suas instalações gentilmente à disposição da Federação de Rugby da Bahia para o efeito, e só foi possível o convite ao Professor Henrique Rocha graças ao apoio recebido do Licor Beirão e da Rugby Photo Store.








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HENRIQUE ROCHA COMANDA CURSOS DE FORMAÇÃO EM PORTUGAL

O professor Henrique Rocha, que a Federação de Rugby da Bahia teve o privilégio de convidar a gerir cursos de formação na Bahia em 2017 e 2018, foi esta semana anunciado como o novo responsável pelos cursos de formação da Federação Portuguesa de Rugby (FPR). Regressando à FPR depois de um interregno de alguns anos, o professor Henrique Rocha está ligado a projetos importantes nas áreas do Desenvolvimento e Alto Rendimento, que levaram a conquistas importantes nas seleções jovens de Portugal, e ganhou notoriedade internacional com o projeto “Força 8”, uma das inovações que introduziu na área da formação. O professor Henrique Rocha foi internacional junior por Portugal, é licenciado em Educação Física e Mestre em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto, foi selecionador português dos escalões M-17, M-18, M-19 e sevens M-19, além de ter sido treinador especialista da Força 8 das seleções de todos os escalões de Portugal. O professor Henrique Rocha é um destacado técnico formador

ESCALÕES ETÁRIOS

No sentido de evitar confusões e mal-entendidos, publica-se este quadro onde se vê claramente o escalonamento dos jogadores de acordo com a sua idade para a temporada de 2018 Atletas Maiores             Atletas M-19                  Atletas M-17                  Atletas M-15 e M-16      (Nascidos antes de 31/12/1998) (Nascidos entre 01.01.1999 e 31.12.2000) (Nascidos entre 01.01.2001 e 31.12.2001) (Nascidos depois de 01.01.2002)

MODELO DE ESTATUTO PARA NOVOS CLUBES DE RUGBY

MODELO PARA ESTATUTO CONSTITUIÇÃO DE CLUBE DE RUGBY ESTATUTO SOCIAL DO (colocar denominação social do clube) ARTIGO 1º - DENOMINAÇÃO, SEDE, FINALIDADE E DURAÇÃO (colocar o nome da entidade) neste estatuto designada, simplesmente, como Clube (ou pela sigla se houver), fundada em data de (colocar data), com sede e foro nesta cidade a (colocar endereço completo, inclusive CEP) do Estado da Bahia, é uma associação de direito privado, constituída por tempo indeterminado, sem fins econômicos, sem cunho político ou partidário, constituído para difundir e aperfeiçoar a prática do rugby e outras modalidades esportivas amadoras, programar festividades, como festivais e torneios esportivos. ARTIGO 2º - SÃO PRERROGATIVAS DA ASSOCIAÇÃO No desenvolvimento de suas atividades, o Clube observará os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade e da eficiência. ARTIGO 3º - DOS COMPROMISSOS DA ASSOCIAÇÃO O Clube se dedicara às suas atividades