Pular para o conteúdo principal

HISTÓRIA


HISTÓRIA DA FEDERAÇÃO DE RUGBY DA BAHIA
2009-2015

A Federação de Rugby da Bahia foi criada a 14 de Fevereiro de 2009, na cidade de Senhor do Bonfim, Bahia, e teve como clubes fundadores a Associação Esportiva do Alto da Ondina, o Clube Bonfinense Fiancheto de Rei e o Quibaana Rugby Clube.

Em termos desportivos a Federação organizou o Circuito de Rugby Sevens da Bahia, em 2010, e que pode ver aqui, e posteriormente, em 2013, 2014 e 2015, teve lugar a Copa Velho Chico, em 2015 disputou-se o Campeonato Baiano, ambos de Rugby XV, e em 2013, 2014 e 2015, com organização autônoma, registra-se a realização do Morro de São Paulo Beach Rugby, na Ilha de Tinharé.

Sob o ponto de vista administrativo a Federação atravessou um período conturbado, até que em Maio deste ano se verificou um renascimento do interesse dos clubes e núcleos existentes na Bahia, que conduziu à redação de um novo Estatuto para a entidade, e à preparação de uma nova fase na sua vida.

Assim, os clubes e núcleos concordaram que seria necessário proceder à confirmação da filiação das entidades já filiadas, e à filiação de novas entidades, à aprovação do Estatuto acima referido e à nomeação de uma Comissão de Gestão para vigorar até 31 de Dezembro de 2015, que, entre outras tarefas, deveria preparar uma Assembléia Geral Eleitoral da Federação de Rugby da Bahia, para eleição dos novos poderes federativos, de acordo com os Estatutos aprovados em 8 de Agosto.

Tal Assembleia Eleitoral veio a acontecer em 21 de Novembro de 2015, e a partir daí pode conhecer o que foi acontecendo, consultando este site oficial, em especial nas Etiquetas TRANSPARÊNCIA  e DECISÕES.

Postagens mais visitadas deste blog

HENRIQUE ROCHA COMANDA CURSOS DE FORMAÇÃO EM PORTUGAL

O professor Henrique Rocha, que a Federação de Rugby da Bahia teve o privilégio de convidar a gerir cursos de formação na Bahia em 2017 e 2018, foi esta semana anunciado como o novo responsável pelos cursos de formação da Federação Portuguesa de Rugby (FPR). Regressando à FPR depois de um interregno de alguns anos, o professor Henrique Rocha está ligado a projetos importantes nas áreas do Desenvolvimento e Alto Rendimento, que levaram a conquistas importantes nas seleções jovens de Portugal, e ganhou notoriedade internacional com o projeto “Força 8”, uma das inovações que introduziu na área da formação. O professor Henrique Rocha foi internacional junior por Portugal, é licenciado em Educação Física e Mestre em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto, foi selecionador português dos escalões M-17, M-18, M-19 e sevens M-19, além de ter sido treinador especialista da Força 8 das seleções de todos os escalões de Portugal. O professor Henrique Rocha é um destacado técnico formador

ESCALÕES ETÁRIOS

No sentido de evitar confusões e mal-entendidos, publica-se este quadro onde se vê claramente o escalonamento dos jogadores de acordo com a sua idade para a temporada de 2018 Atletas Maiores             Atletas M-19                  Atletas M-17                  Atletas M-15 e M-16      (Nascidos antes de 31/12/1998) (Nascidos entre 01.01.1999 e 31.12.2000) (Nascidos entre 01.01.2001 e 31.12.2001) (Nascidos depois de 01.01.2002)

MODELO DE ESTATUTO PARA NOVOS CLUBES DE RUGBY

MODELO PARA ESTATUTO CONSTITUIÇÃO DE CLUBE DE RUGBY ESTATUTO SOCIAL DO (colocar denominação social do clube) ARTIGO 1º - DENOMINAÇÃO, SEDE, FINALIDADE E DURAÇÃO (colocar o nome da entidade) neste estatuto designada, simplesmente, como Clube (ou pela sigla se houver), fundada em data de (colocar data), com sede e foro nesta cidade a (colocar endereço completo, inclusive CEP) do Estado da Bahia, é uma associação de direito privado, constituída por tempo indeterminado, sem fins econômicos, sem cunho político ou partidário, constituído para difundir e aperfeiçoar a prática do rugby e outras modalidades esportivas amadoras, programar festividades, como festivais e torneios esportivos. ARTIGO 2º - SÃO PRERROGATIVAS DA ASSOCIAÇÃO No desenvolvimento de suas atividades, o Clube observará os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade e da eficiência. ARTIGO 3º - DOS COMPROMISSOS DA ASSOCIAÇÃO O Clube se dedicara às suas atividades