Pular para o conteúdo principal

ADUSTINA - UM PEQUENO MUNICÍPIO ONDE O RUGBY SE AFIRMA

O rugby cresce em Adustina, pelas mãos de Adenilcio Rodrigues, professor de educação física numa escola da rede pública de ensino, que em 2015 conheceu a modalidade e se apaixonou por ela, tendo-se dedicado ao seu ensino e divulgação na cidade e região!

Adustina é um município recente - foi fundado em 1989 - com uma população de apenas 17.254 habitantes (em 2016) situado na microrregião de Ribeira de Pombal, a mais de 350 quilômetros de Salvador, mas a ação persistente de Adenilcio Rodrigues tem produzido seus frutos e hoje o Rugby é um esporte bem conhecido dos adustinenses.

A sua ação chegou ao conhecimento da Federação de Rugby da Bahia, que tem acompanhado o crescimento e desenvolvimento da modalidade na cidade desde o início, preparando para breve algumas iniciativas que tendem a apoiar a implantação regional do rugby, contando para isso apoiar as iniciativas do Professor Adenilcio.

Hoje são quatro as escolas que jogam rugby em Adustina, e no próximo dia 20 de Abril, vai acontecer o II Festival Inter-colegial de Tag Rugby que contará com a participação de mais de 140 crianças.

Das quatro escolas referidas, duas pertencem ao município de Cícero Dantas, o Colégio Municipal Madre Maria Lina (Povoado Ilha/Vila de São Pedro) e o Colégio Dr. Dantas Junior (Distrito de Caxias), e as outras duas são de Adustina, a Escola 30 de Maio, e aquela onde tudo nasceu, o Colégio Municipal de Adustina.

Integrada na Região de Rugby do Norte, onde existem três clubes de rugby - Quibaanas de Senhor do Bonfim, Carrancas de Petrolina (PE) e Serigy de Aracaju (SE) - Adustina tem todas as condições para se tornar um polo dinamizador em toda a região, e a Federação de Rugby da Bahia vai promover no próximo mês de Agosto uma capacitação de professores de educação física, integrada num Torneio Regional que servirá de incentivo e divulgação da nossa modalidade, esperando poder contar com o apoio da Prefeitura e da Assembleia Municipal .

O RUGBY CRESCE NA BAHIA - NOVOS NÚCLEOS - ADUSTINA
O rugby está em crescimento na Bahia, apesar das enormes dificuldades que as gigantescas distâncias provocam.
Na Bahia - que tem uma área superior à França, à Alemanha, ou à Itália!!! - vão surgindo nas cidades mais inesperadas, núcleos de rugby que a Bahia Rugby tenta ajudar apesar de todas as dificuldades.
Hoje, com Adustina, iniciamos uma volta por alguns desses núcleos, para que todos conheçam como está o crescimento do rugby baiano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HENRIQUE ROCHA COMANDA CURSOS DE FORMAÇÃO EM PORTUGAL

O professor Henrique Rocha, que a Federação de Rugby da Bahia teve o privilégio de convidar a gerir cursos de formação na Bahia em 2017 e 2018, foi esta semana anunciado como o novo responsável pelos cursos de formação da Federação Portuguesa de Rugby (FPR). Regressando à FPR depois de um interregno de alguns anos, o professor Henrique Rocha está ligado a projetos importantes nas áreas do Desenvolvimento e Alto Rendimento, que levaram a conquistas importantes nas seleções jovens de Portugal, e ganhou notoriedade internacional com o projeto “Força 8”, uma das inovações que introduziu na área da formação. O professor Henrique Rocha foi internacional junior por Portugal, é licenciado em Educação Física e Mestre em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto, foi selecionador português dos escalões M-17, M-18, M-19 e sevens M-19, além de ter sido treinador especialista da Força 8 das seleções de todos os escalões de Portugal. O professor Henrique Rocha é um destacado técnico formador

MODELO DE ESTATUTO PARA NOVOS CLUBES DE RUGBY

MODELO PARA ESTATUTO CONSTITUIÇÃO DE CLUBE DE RUGBY ESTATUTO SOCIAL DO (colocar denominação social do clube) ARTIGO 1º - DENOMINAÇÃO, SEDE, FINALIDADE E DURAÇÃO (colocar o nome da entidade) neste estatuto designada, simplesmente, como Clube (ou pela sigla se houver), fundada em data de (colocar data), com sede e foro nesta cidade a (colocar endereço completo, inclusive CEP) do Estado da Bahia, é uma associação de direito privado, constituída por tempo indeterminado, sem fins econômicos, sem cunho político ou partidário, constituído para difundir e aperfeiçoar a prática do rugby e outras modalidades esportivas amadoras, programar festividades, como festivais e torneios esportivos. ARTIGO 2º - SÃO PRERROGATIVAS DA ASSOCIAÇÃO No desenvolvimento de suas atividades, o Clube observará os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade e da eficiência. ARTIGO 3º - DOS COMPROMISSOS DA ASSOCIAÇÃO O Clube se dedicara às suas atividades

ATA DE CONSTITUIÇÃO E REGISTRO EM CARTÓRIO

ESTE É UM MODELO DE ATA DE FUNDAÇÃO PARA UM CLUBE DE RUGBY. ELE SERVE COMO ORIENTAÇÃO GERAL E DEVE SER ADAPTADO ÀS CONDIÇÕES DE CADA CASO. CLUBE DE RUGBY ______________________ _____(cidade)__________ - ESTADO DA BAHIA ATA DE FUNDAÇÃO, APROVAÇÃO DO ESTATUTO, ELEIÇÃO E POSSE DA 1ª DIRETORIA E CONSELHO FISCAL Aos quinze dias do mês de novembro do ano de dois mil e dois , reuniu-se em Assembléia Geral, nesta cidade de _____(cidade)______, Estado da Bahia , à Rua ____________, Bairro _________, os signatários desta Ata, com a finalidade de tratarem da fundação de um Clube com o objetivo principal de proporcionar a prática do Rugby. Aberto os trabalhos às quinze horas , foi indicado para a presidência da mesma o Sr. Fulano de Tal , que explicou a todos os objetivos desta reunião e as conseqüências legais das decisões a serem tomadas. Todos os presentes declararam ter conhecimento sobre o assunto tratado. Após os esclarecimentos e discussão, o Sr. Presidente colocou em votação