Pular para o conteúdo principal

ADUSTINA - UM PEQUENO MUNICÍPIO ONDE O RUGBY SE AFIRMA

O rugby cresce em Adustina, pelas mãos de Adenilcio Rodrigues, professor de educação física numa escola da rede pública de ensino, que em 2015 conheceu a modalidade e se apaixonou por ela, tendo-se dedicado ao seu ensino e divulgação na cidade e região!

Adustina é um município recente - foi fundado em 1989 - com uma população de apenas 17.254 habitantes (em 2016) situado na microrregião de Ribeira de Pombal, a mais de 350 quilômetros de Salvador, mas a ação persistente de Adenilcio Rodrigues tem produzido seus frutos e hoje o Rugby é um esporte bem conhecido dos adustinenses.

A sua ação chegou ao conhecimento da Federação de Rugby da Bahia, que tem acompanhado o crescimento e desenvolvimento da modalidade na cidade desde o início, preparando para breve algumas iniciativas que tendem a apoiar a implantação regional do rugby, contando para isso apoiar as iniciativas do Professor Adenilcio.

Hoje são quatro as escolas que jogam rugby em Adustina, e no próximo dia 20 de Abril, vai acontecer o II Festival Inter-colegial de Tag Rugby que contará com a participação de mais de 140 crianças.

Das quatro escolas referidas, duas pertencem ao município de Cícero Dantas, o Colégio Municipal Madre Maria Lina (Povoado Ilha/Vila de São Pedro) e o Colégio Dr. Dantas Junior (Distrito de Caxias), e as outras duas são de Adustina, a Escola 30 de Maio, e aquela onde tudo nasceu, o Colégio Municipal de Adustina.

Integrada na Região de Rugby do Norte, onde existem três clubes de rugby - Quibaanas de Senhor do Bonfim, Carrancas de Petrolina (PE) e Serigy de Aracaju (SE) - Adustina tem todas as condições para se tornar um polo dinamizador em toda a região, e a Federação de Rugby da Bahia vai promover no próximo mês de Agosto uma capacitação de professores de educação física, integrada num Torneio Regional que servirá de incentivo e divulgação da nossa modalidade, esperando poder contar com o apoio da Prefeitura e da Assembleia Municipal .

O RUGBY CRESCE NA BAHIA - NOVOS NÚCLEOS - ADUSTINA
O rugby está em crescimento na Bahia, apesar das enormes dificuldades que as gigantescas distâncias provocam.
Na Bahia - que tem uma área superior à França, à Alemanha, ou à Itália!!! - vão surgindo nas cidades mais inesperadas, núcleos de rugby que a Bahia Rugby tenta ajudar apesar de todas as dificuldades.
Hoje, com Adustina, iniciamos uma volta por alguns desses núcleos, para que todos conheçam como está o crescimento do rugby baiano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BALANCETE - 2016 MAIO

Publicamos hoje o Balancete da Federação de Rugby da Bahia referente ao mês de Maio de 2016, que  obteve o parecer favorável do Conselho Fiscal. Como habitualmente, caso desejem mais esclarecimentos sobre o período, devem contatar nos nossos serviços através do e-mail contato @bahiarugby.com.br

ASSEMBLEIA GERAL ELEITORAL TERÁ LUGAR NO DIA 15 DE JANEIRO

Em virtude de não ter sido possível realizar a Assembleia Geral Eleitoral na data prevista - dia 7 de dezembro último - pela hora tardia em que terminou o Torneio de Adustina onde se disputaram os Campeonatos Baianos de Sevens dos diversos escalões, a Assembleia foi marcada de novo, agora para o próximo dia 15 de janeiro, nos termos da convocatória subscrita pelo Presidente da Mesa, Gabriel Couto. Veja a convocatória CONVOCATÓRIA Nos termos dos Estatutos - Artigo 19º - 2), convoco a Assembleia Geral Eleitoral da Federação de Rugby da Bahia para o dia 15/01/2020 às 22h, no seguinte endereço: Avenida Contorno do Anel, 23, Quadra 6, Casa 4, Bairro Primavera, Vitória da Conquista, Bahia. As chapas concorrentes ao Conselho de Administração (CA) e Conselho Fiscal, bem como o programa eleitoral do CA (Art. 19º-5) devem ser enviadas ao e-mail gabrielpcouto@gmail.com e admin@bahiarugby.com.br até dia 14/01/2020 às 23h 59 min. Os delegados das filiadas ou representantes dos pod

BAIANO DE SEVENS MOSTRA O CAMINHO A QUEM REALMENTE GOSTA DE RUGBY

Serigy sagra-se campeão baiano de sevens adulto masculino pela primeira vez, vencendo o Porto Seguro na final por 26-07. Na fase de apuramento o time de Aracajú já tinha vencido o Porto Seguro por 21-12 e o Adustina por 26-07, e o Porto Seguro bateu o Adustina por 22-07, ganhando o direito a estar na final com o Serigy. Enquanto isso no adulto feminino o Porto Seguro levou de vencida a equipa de Adustina com um agregado de 33-26, resultado de um empate a 19 pontos e uma vitória por 14-07. Note-se que a participação no escalão Adulto dos times de Adustina reflete o excelente trabalho de desenvolvimento que tem sido realizado pelo professor Adenílcio Rodrigues - que não por acaso é o Diretor de Desenvolvimento da FRB - com o apoio da Prefeitura, em especial do seu Secretário de Esportes, Paulo César. O rugby em Adustina tem crescido, os seus jovens atletas foram crescendo, e agora já estão no escalão adulto! Mas o mais importante é que a par deste crescimento com os mais vel