Pular para o conteúdo principal

ADUSTINA - UM PEQUENO MUNICÍPIO ONDE O RUGBY SE AFIRMA

O rugby cresce em Adustina, pelas mãos de Adenilcio Rodrigues, professor de educação física numa escola da rede pública de ensino, que em 2015 conheceu a modalidade e se apaixonou por ela, tendo-se dedicado ao seu ensino e divulgação na cidade e região!

Adustina é um município recente - foi fundado em 1989 - com uma população de apenas 17.254 habitantes (em 2016) situado na microrregião de Ribeira de Pombal, a mais de 350 quilômetros de Salvador, mas a ação persistente de Adenilcio Rodrigues tem produzido seus frutos e hoje o Rugby é um esporte bem conhecido dos adustinenses.

A sua ação chegou ao conhecimento da Federação de Rugby da Bahia, que tem acompanhado o crescimento e desenvolvimento da modalidade na cidade desde o início, preparando para breve algumas iniciativas que tendem a apoiar a implantação regional do rugby, contando para isso apoiar as iniciativas do Professor Adenilcio.

Hoje são quatro as escolas que jogam rugby em Adustina, e no próximo dia 20 de Abril, vai acontecer o II Festival Inter-colegial de Tag Rugby que contará com a participação de mais de 140 crianças.

Das quatro escolas referidas, duas pertencem ao município de Cícero Dantas, o Colégio Municipal Madre Maria Lina (Povoado Ilha/Vila de São Pedro) e o Colégio Dr. Dantas Junior (Distrito de Caxias), e as outras duas são de Adustina, a Escola 30 de Maio, e aquela onde tudo nasceu, o Colégio Municipal de Adustina.

Integrada na Região de Rugby do Norte, onde existem três clubes de rugby - Quibaanas de Senhor do Bonfim, Carrancas de Petrolina (PE) e Serigy de Aracaju (SE) - Adustina tem todas as condições para se tornar um polo dinamizador em toda a região, e a Federação de Rugby da Bahia vai promover no próximo mês de Agosto uma capacitação de professores de educação física, integrada num Torneio Regional que servirá de incentivo e divulgação da nossa modalidade, esperando poder contar com o apoio da Prefeitura e da Assembleia Municipal .

O RUGBY CRESCE NA BAHIA - NOVOS NÚCLEOS - ADUSTINA
O rugby está em crescimento na Bahia, apesar das enormes dificuldades que as gigantescas distâncias provocam.
Na Bahia - que tem uma área superior à França, à Alemanha, ou à Itália!!! - vão surgindo nas cidades mais inesperadas, núcleos de rugby que a Bahia Rugby tenta ajudar apesar de todas as dificuldades.
Hoje, com Adustina, iniciamos uma volta por alguns desses núcleos, para que todos conheçam como está o crescimento do rugby baiano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MELHORES DO ANO 2019 COMO RECONHECIMENTO DO ESFORÇO E DEDICAÇÃO DE TODOS!

Pelo terceiro ano consecutivo a BahiaRugby procedeu à escolha dos melhores do ano, com a colaboração de todos os treinadores dos times em atividade no âmbito da Federação de Rugby da Bahia.

Pela segunda vez este ano foi possível fazer a escolha no escalão juvenil, aquele que é o grande objectivo da Federação e que constitui a única forma de garantir o desenvolvimento e sustentabilidade do rugby na Bahia.

Fiquem com a relação dos premiados deste ano, e que esta pequena homenagem sirva de estímulo a todos os que de uma ou outra forma foram infectados pelo rugby!

MELHORES DO ANO BAHIA RUGBY 2019 REVELAÇÃO FEMININO
1º LUGAR: Yasmin Vitória Castro Dias(Adustina)
2º LUGAR: Adriely Santana Costa (Adustina)
3º LUGAR: Juliana Silva Félix dos Santos (Adustina)

REVELAÇÃO MASCULINO
1º LUGAR: José Deivison Santos Andrade (Adustina)
2º LUGAR: Jordan Sousa (Porto Seguro)
3º LUGAR: Vinicius Antônio dos Santos (Serigy)

MELHOR ATLETA RUGBY SEVENS JUVENIL FEMININO
1º LUGAR: Josefa Ananda Muriel Nascimento (A…

CALENDÁRIO PARA 2019

A Federação de Rugby da Bahia publica hoje, nos termos dos seus estatutos e regulamentos, o seu calendário de actividades para 2019, incluindo as competições oficiais, as acções de formação e a data das assembleias gerais ordinárias, que pode consultar no quadro em anexo.

Esta calendário é provisório e será apresentado à Assembleia Geral que se realizará ainda este mês para ratificação.


ASSEMBLEIA ELEITORAL ELEGE NOVO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Diego Hamilton Reis é o novo presidente do Conselho de Administração da Federação de Rugby da Bahia, eleito em Assembleia que teve lugar no passado dia 15 de janeiro, que será acompanhado na vice presidência por Gabriel Pereira Couto, e que terá como tesoureiro Nilo Pabulo Maia Braga de Souza.
Diego foi o vice-presidente do Conselho que agora terminou o seu mandato, e Nilo foi o Tesoureiro desse mesmo CA, enquanto Gabriel exerceu a função de presidente da mesa da Assembleia Geral nos últimos anos.
A Assembleia Eleitoral elegeu ainda o Conselho Fiscal da Federação, mantendo os seus cargos Gilmar Cerqueira Pereira (presidente), Daniel Sá dos Santos (secretário) e Auriélia Mendes Pereira (relatora).
Com a eleição do dia 15 e a posse dos novos orgãos que aconteceu de imediato após as eleições, são automaticamente destituídos das suas funções os membros da Diretoria que cessou funções - novos membros serão nomeados pelo novo CA - os membros da Mesa da AG - novos membros serão eleitos na p…