Pular para o conteúdo principal

BAIANO DE SEVENS MOSTRA O CAMINHO A QUEM REALMENTE GOSTA DE RUGBY

Serigy sagra-se campeão baiano de sevens adulto masculino pela primeira vez, vencendo o Porto Seguro na final por 26-07.

Na fase de apuramento o time de Aracajú já tinha vencido o Porto Seguro por 21-12 e o Adustina por 26-07, e o Porto Seguro bateu o Adustina por 22-07, ganhando o direito a estar na final com o Serigy.

Enquanto isso no adulto feminino o Porto Seguro levou de vencida a equipa de Adustina com um agregado de 33-26, resultado de um empate a 19 pontos e uma vitória por 14-07.

Note-se que a participação no escalão Adulto dos times de Adustina reflete o excelente trabalho de desenvolvimento que tem sido realizado pelo professor Adenílcio Rodrigues - que não por acaso é o Diretor de Desenvolvimento da FRB - com o apoio da Prefeitura, em especial do seu Secretário de Esportes, Paulo César.
O rugby em Adustina tem crescido, os seus jovens atletas foram crescendo, e agora já estão no escalão adulto! Mas o mais importante é que a par deste crescimento com os mais velhos, novos escalões jovens foram já implementados, e Adustina conta agora com times desde o M9! (Na foto algumas jovens do time M10)
Um exemplo a seguir na Bahia e no Brasil.

Se queremos que o rugby cresça e transmita os seus valores que tanto prezamos, isso tem que ser feito desde a mais tenra idade, pois é aí que se forma o caráter dos jovens e futuros adultos!

Nas competições juvenis o Adustina Rugby masculino derrotou na final o CRB (Adustina Vermelho) por 19-07, e conquistou aquele que foi um dos torneios que melhor mostrou que o futuro tem que passar pelos escalões jovens, sem pressa e sem a ambição de obter resultados vistosos desde o primeiro dia.

O outro torneio que também mostrou a quem gosta do rugby que o trabalho começa nos jovens e nunca pode ser abandonado, foi o juvenil feminino, que as Hipólitas - nome de guerra de um dos times da cidade de Adustina - venceram as Amazonas - outro conjunto de guerreiras adustinenses! - pelos parciais de um empate a 5 pontos e uma vitória por 22-12.

Registe-se que por motivo do falecimento de um familiar do responsável dos Ymborés, o time adulto do clube de Vitória da Conquista não teve como comparecer ao torneio.

A arbitragem do torneio esteve a cargo de três árbitros da BahiaRef, a quem se agradece o trabalho realizado - foram eles Diego Reis, Rodolfo Matos e Auriélia Pereira.

Este foi um ano marcado pela recusa da CBRu em aceitar a filiação da Federação de Rugby da Bahia - apesar de todos os quesitos necessários estarem cumpridos, nomeadamente no que diz respeito aos árbitros nível 2 da World Rugby e da constituição do Tribunal de Justiça Desportiva que foram repetidas vezes comunicados à CBRu pela FRB, mas sem que a entidade máxima do rugby brasileiro tivesse sequer a gentileza de acusar a recepção desses comunicados.
A primeira comunicação foi feita em 12 de Setembro por email enviado à própria CBRu, ao seu presidente Eduardo Mufarej e a Agustin Danzas, mas como entretanto o responsável do funcionamento da entidade foi substituído, a FRB enviou novamente em 18 de Outubro a documentação ao seu novo responsável Jan Luc Jadoul, em correio registrado com aviso de recepção, mas sem qualquer resultado - um total silêncio que nada justifica.

Mas o FRB  - com todas as dificuldades e com a mais que compreensível desmotivação de quem trabalhou duramente desde 2016 até agora para conseguir a filiação - sem deixar de cumprir as exigências da Confederação para a filiação, apostou no desenvolvimento do rugby juvenil, e os resultados começam a aparecer.

Veja os resultados do Campeonato Baiano de Rugby Sevens:

JUVENIL MASCULINO
Jogo 1 - Adustina 33 x 07 CRB (Adustina Vermelho)
Jogo 2 - Porto Seguro 19 x 07 Serigy
Jogo 3 - Adustina 21 x 07 Serigy
Jogo 4 - CRB (Adustina Vermelho) 28 x 07 Porto Seguro
Jogo 5 - Serigy 12 x 05 CRB (Adustina Vermelho)
Jogo 6 - Adustina 19 x 00 Porto Seguro
Jogo 7 - 3º LUGAR - Serigy 10 x 05 Porto Seguro
Jogo 8 - FINAL - Adustina 19 x 07 CRB (Adustina Vermelho)

JUVENIL FEMININO
Jogo 1 - Adustina (Hipólitas) 22 x 12 CRB (Amazonas)
Jogo 2 - CRB (Amazonas) 05 x 05 Adustina (Hipólitas)

ADULTO FEMININO
Jogo 1 - Porto Seguro 19 x 19 Adustina
Jogo 2 - Porto Seguro 14 x 07 Adustina

ADULTO MASCULINO
Jogo 1 - Serigy 21 x 12 Porto Seguro
Jogo 2 - Porto Seguro 22 x 07 Adustina
Jogo 3 - Serigy 26 x 07 Adustina
Jogo 4 - FINAL - Serigy 26 x 07 Porto Seguro







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HENRIQUE ROCHA COMANDA CURSOS DE FORMAÇÃO EM PORTUGAL

O professor Henrique Rocha, que a Federação de Rugby da Bahia teve o privilégio de convidar a gerir cursos de formação na Bahia em 2017 e 2018, foi esta semana anunciado como o novo responsável pelos cursos de formação da Federação Portuguesa de Rugby (FPR). Regressando à FPR depois de um interregno de alguns anos, o professor Henrique Rocha está ligado a projetos importantes nas áreas do Desenvolvimento e Alto Rendimento, que levaram a conquistas importantes nas seleções jovens de Portugal, e ganhou notoriedade internacional com o projeto “Força 8”, uma das inovações que introduziu na área da formação. O professor Henrique Rocha foi internacional junior por Portugal, é licenciado em Educação Física e Mestre em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto, foi selecionador português dos escalões M-17, M-18, M-19 e sevens M-19, além de ter sido treinador especialista da Força 8 das seleções de todos os escalões de Portugal. O professor Henrique Rocha é um destacado técnico formador

ESCALÕES ETÁRIOS

No sentido de evitar confusões e mal-entendidos, publica-se este quadro onde se vê claramente o escalonamento dos jogadores de acordo com a sua idade para a temporada de 2018 Atletas Maiores             Atletas M-19                  Atletas M-17                  Atletas M-15 e M-16      (Nascidos antes de 31/12/1998) (Nascidos entre 01.01.1999 e 31.12.2000) (Nascidos entre 01.01.2001 e 31.12.2001) (Nascidos depois de 01.01.2002)

MODELO DE ESTATUTO PARA NOVOS CLUBES DE RUGBY

MODELO PARA ESTATUTO CONSTITUIÇÃO DE CLUBE DE RUGBY ESTATUTO SOCIAL DO (colocar denominação social do clube) ARTIGO 1º - DENOMINAÇÃO, SEDE, FINALIDADE E DURAÇÃO (colocar o nome da entidade) neste estatuto designada, simplesmente, como Clube (ou pela sigla se houver), fundada em data de (colocar data), com sede e foro nesta cidade a (colocar endereço completo, inclusive CEP) do Estado da Bahia, é uma associação de direito privado, constituída por tempo indeterminado, sem fins econômicos, sem cunho político ou partidário, constituído para difundir e aperfeiçoar a prática do rugby e outras modalidades esportivas amadoras, programar festividades, como festivais e torneios esportivos. ARTIGO 2º - SÃO PRERROGATIVAS DA ASSOCIAÇÃO No desenvolvimento de suas atividades, o Clube observará os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade e da eficiência. ARTIGO 3º - DOS COMPROMISSOS DA ASSOCIAÇÃO O Clube se dedicara às suas atividades