Pular para o conteúdo principal

CÍCERO DANTAS VIVE FIM DE SEMANA DE RUGBY

Com a colaboração das Secretarias de Educação e de Esportes do Município de Cícero Dantas, a Federação de Rugby da Bahia levou a cabo neste final de semana diversas ações de divulgação da modalidade na cidade, que incluíram um curso de capacitação em rugby, um curso de arbitragem, um festival de Tag rugby e um Torneio de Sevens para adultos, feminino e masculino.

O fim de semana começou no Colégio Monsenhor Galvão, com a realização de um curso de capacitação de professores de educação física, a que estiveram presentes docentes de diversos distritos da zona rural, nomeadamente São João da Fronteira, Ilha de São Pedro e Campina de Castro.

Organizado pela Diretoria Regional da FRB para o Semiárido, o curso foi dirigido pelo coordenador da TreinaBahia, Diego Hamilton Reis, com a assistência de Adenílcio Rodrigues e de Manuel Cabral.

No sábado, ainda no Colégio Monsenhor Galvão, teve lugar um curso de arbitragem nível 1 da World Rugby, dirigido pelo Técnico da World Rugby Marcelo Blanco, e que reuniu um grupo de nove árbitros da BahiaRef que vieram de toda a Bahia - Porto Seguro, Vitória da Conquista e Salvador.

Organizado pela Federação de Rugby da Bahia, o curso ocupou todo o dia de sábado, tendo terminado já perto das 22 horas.

Também no sábado, mas agora no Estádio Gouveião, realizou-se um Festival de Rugby Tag que reuniu perto de uma centena de jovens do Colégio Dr. Dantas Junior (Caxias), Colégio Irmã Maria Lina (Ilha de São Pedro), e Colégio Municipal de Adustina.

Os jovens de ambos os sexos mostraram o resultado do trabalho desenvolvido nas escolas citadas, que hoje reúne já mais de 300 jovens na prática da modalidade.

Depois deste Festival teve lugar um Torneio de Sevens em que participaram os times masculinos do Arapiraca (AL), Orixás (BA) e Serigy (SE) e os times femininos de Maceió (AL), Serigy (SE) e Quitérias (BA).

Dentro do mais puro espírito do rugby, 5 jovens moços do povoado de Caxias, e outro tantos da cidade de Adustina, bem como duas moças da cidade de Adustina e duas de Caxias, e ainda o professor Adenílcio e a professora Diana tiveram oportunidade de se misturar com os times participantes e experimentar pela primeira vez o rugby total, já que até agora apenas tinham jogado Rugby Tag.

Com arbitragem de Rodolfo Matos e Nilo Souza, os jogos prolongaram-se até às 18 horas, com os seguintes resultados:

Torneio Masculino
SERIGY 24-5 ASA DE ARAPIRACA
ASA DE ARAPIRACA 10 -0 ORIXÁS
ORIXÁS 7-21 SERIGY
ASA DE ARAPIRACA 19-21 SERIGY

Vencedor - Serigy
2º - Asa de Arapiraca
3º Orixás

Torneio Feminino
MACEIÓ 12-5 SERIGY
SERIGY 7-27 QUITÉRIAS
QUITÉRIAS 25-0 MACEIÓ

Vencedora - Quitérias
2ª - Maceió
3ª - Serigy











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HENRIQUE ROCHA COMANDA CURSOS DE FORMAÇÃO EM PORTUGAL

O professor Henrique Rocha, que a Federação de Rugby da Bahia teve o privilégio de convidar a gerir cursos de formação na Bahia em 2017 e 2018, foi esta semana anunciado como o novo responsável pelos cursos de formação da Federação Portuguesa de Rugby (FPR). Regressando à FPR depois de um interregno de alguns anos, o professor Henrique Rocha está ligado a projetos importantes nas áreas do Desenvolvimento e Alto Rendimento, que levaram a conquistas importantes nas seleções jovens de Portugal, e ganhou notoriedade internacional com o projeto “Força 8”, uma das inovações que introduziu na área da formação. O professor Henrique Rocha foi internacional junior por Portugal, é licenciado em Educação Física e Mestre em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto, foi selecionador português dos escalões M-17, M-18, M-19 e sevens M-19, além de ter sido treinador especialista da Força 8 das seleções de todos os escalões de Portugal. O professor Henrique Rocha é um destacado técnico formador

ESCALÕES ETÁRIOS

No sentido de evitar confusões e mal-entendidos, publica-se este quadro onde se vê claramente o escalonamento dos jogadores de acordo com a sua idade para a temporada de 2018 Atletas Maiores             Atletas M-19                  Atletas M-17                  Atletas M-15 e M-16      (Nascidos antes de 31/12/1998) (Nascidos entre 01.01.1999 e 31.12.2000) (Nascidos entre 01.01.2001 e 31.12.2001) (Nascidos depois de 01.01.2002)

MODELO DE ESTATUTO PARA NOVOS CLUBES DE RUGBY

MODELO PARA ESTATUTO CONSTITUIÇÃO DE CLUBE DE RUGBY ESTATUTO SOCIAL DO (colocar denominação social do clube) ARTIGO 1º - DENOMINAÇÃO, SEDE, FINALIDADE E DURAÇÃO (colocar o nome da entidade) neste estatuto designada, simplesmente, como Clube (ou pela sigla se houver), fundada em data de (colocar data), com sede e foro nesta cidade a (colocar endereço completo, inclusive CEP) do Estado da Bahia, é uma associação de direito privado, constituída por tempo indeterminado, sem fins econômicos, sem cunho político ou partidário, constituído para difundir e aperfeiçoar a prática do rugby e outras modalidades esportivas amadoras, programar festividades, como festivais e torneios esportivos. ARTIGO 2º - SÃO PRERROGATIVAS DA ASSOCIAÇÃO No desenvolvimento de suas atividades, o Clube observará os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade e da eficiência. ARTIGO 3º - DOS COMPROMISSOS DA ASSOCIAÇÃO O Clube se dedicara às suas atividades