Tecnologia do Blogger.

domingo, 23 de abril de 2017

PRESIDENTE DA FRB VISITA ADUSTINA E CAXIAS

O presidente da Federação de Rugby da Bahia deslocou-se na passada quarta feira, dia 19 de Abril, a Adustina e Caxias (Cícero Dantas) para assistir a aulas de rugby no Colégio Municipal de Adustina e no Colégio Dr. Dantas Junior, em Caxias, da responsabilidade do professor Adenílcio Rodrigues, incentivador do rugby na região.

Aproveitando a visita, foi levada a cabo uma capacitação de professores de educação física de Adustina, que contou com a presença de oito candidatos, entre os quais o Diretor de Esportes Anaildo Santos e um dos Vereadores da cidade, Jota Junior, que seguiram atentamente todo o andamento da ação, e que devem a partir de agora, colaborar ativamente nas atividades que irão ser lançadas na região.

Para finalizar a visita o presidente assistiu na quinta feira a um extraordinário evento de divulgação da modalidade - II Festival Intercolegial de Tag Rugby - organizado pela Diretora do Colégio Municipal de Adustina, professora Selma Maria de Andrade, pela Coordenadora Pedagógica da instituição, professora Deceles da Silva, e pelo sub-diretor do CMA professor Idney Santos, a que estiveram presentes entre outros, a Secretária de Educação, Cultura e Esportes, professora Ivone Gonçalves, e o Diretor de Esportes, Anaildo Santos.

O evento reuniu toda a comunidade escolar de Adustina, e ainda uma delegação do Colégio Dr. Dantas Junior de Caxias, chefiada pelo seu diretor professor Justino Ricardo, e depois da excelente interpretação à capela do Hino Nacional pela aluna do CMA Jennifer Matos Gonçalves a que se seguiu uma exibição de bailado pelas alunas do Colégio com óbvias referências ao rugby, realizou-se uma pequena demonstração de como funciona uma aula de rugby, levada a cabo pelos alunos e alunas das duas escolas presentes, sob direção do professor Adenílcio, e no final os times masculino e feminino das duas escolas disputaram entre si os prêmios em disputa.

Disciplina, Força e Respeito
Demonstrando o grande entusiasmo que anima todos os alunos que neste momento aprendem rugby nas duas comunidades - cerca de uma centena em cada uma - os próprios alunos criaram uma identificação para cada um dos times, escolhendo os de Adustina serem chamados de Invictus, e os de Caxias de Espartanas e Espartanos!
Não que seja importante, mas para que fique registrado, os times masculinos ficaram empatados, mesmo após prorrogação, enquanto no jogo feminino as Espartanas venceram o encontro, mas ficaram desde já desafiadas para um jogo de volta!

Palavras do presidente da Federação de Rugby da Bahia, no regresso da sua visita a Adustina e Caxias:
Foi uma sensação maravilhosa ver toda esta juventude animada ao redor do rugby, ver o entusiasmo dos responsáveis das escolas e da cidade, que nos faz acreditar que esta região vai ficar marcada pelos valores que defendemos, e que se vai transformar numa grande região de rugby no futuro próximo.
O apoio da autarquia é indispensável, mas depois de conversar com o Vereador Jota Junior, com o Diretor de Esportes Anaildo Santos, e com a Secretária de Educação, Cultura e Esportes, Ivone Gonçalves, estou certo que sob orientação do professor Adenilcio Rodrigues, que nomeámos nosso Técnico Local de Desenvolvimento, o futuro da modalidade na região será brilhante.
O apoio do prefeito Paulo Sérgio ao evento e à nossa deslocação fica como prova do interesse e disponibilidade da autarquia, e o rugby conta com o seu apoio para os futuros desenvolvimentos.
Não posso esperar pela oportunidade de voltar a visitar estas cidades que me receberam de braços abertos, e de ver a evolução que os jovens de ambos os sexos vão ter como atletas, e em especial como cidadãos!
Uma palavra para as professoras Selma Andrade e Deceles da Silva, pelo espetáculo que montaram, pela forma como puseram toda a estrutura escolar ao serviço do evento e pela forma como me receberam, fazendo-me sentir como um velho amigo que voltou a casa! Obrigado às duas, a todos os professores do CMA e aos seus funcionários que estiveram sempre presentes.
Finalmente uma referência mais do que justa ao trabalho do professor Adenilcio Rodrigues, acompanhado de sua esposa Diana, que é o motor desta entrega ao esporte e em particular ao rugby.
Estava certa a Federação quando resolveu, logo em 2015, dar todo o apoio possível ao professor Adenílcio, e esse apoio vai ser cada vez maior - dentro das nossas possibilidades - a partir de agora!




















0 comentários:

CALENDÁRIO OFICIAL 2018

CALENDÁRIO OFICIAL 2018