Pular para o conteúdo principal

PRESIDENTE DA FRB VISITA ADUSTINA E CAXIAS

O presidente da Federação de Rugby da Bahia deslocou-se na passada quarta feira, dia 19 de Abril, a Adustina e Caxias (Cícero Dantas) para assistir a aulas de rugby no Colégio Municipal de Adustina e no Colégio Dr. Dantas Junior, em Caxias, da responsabilidade do professor Adenílcio Rodrigues, incentivador do rugby na região.

Aproveitando a visita, foi levada a cabo uma capacitação de professores de educação física de Adustina, que contou com a presença de oito candidatos, entre os quais o Diretor de Esportes Anaildo Santos e um dos Vereadores da cidade, Jota Junior, que seguiram atentamente todo o andamento da ação, e que devem a partir de agora, colaborar ativamente nas atividades que irão ser lançadas na região.

Para finalizar a visita o presidente assistiu na quinta feira a um extraordinário evento de divulgação da modalidade - II Festival Intercolegial de Tag Rugby - organizado pela Diretora do Colégio Municipal de Adustina, professora Selma Maria de Andrade, pela Coordenadora Pedagógica da instituição, professora Deceles da Silva, e pelo sub-diretor do CMA professor Idney Santos, a que estiveram presentes entre outros, a Secretária de Educação, Cultura e Esportes, professora Ivone Gonçalves, e o Diretor de Esportes, Anaildo Santos.

O evento reuniu toda a comunidade escolar de Adustina, e ainda uma delegação do Colégio Dr. Dantas Junior de Caxias, chefiada pelo seu diretor professor Justino Ricardo, e depois da excelente interpretação à capela do Hino Nacional pela aluna do CMA Jennifer Matos Gonçalves a que se seguiu uma exibição de bailado pelas alunas do Colégio com óbvias referências ao rugby, realizou-se uma pequena demonstração de como funciona uma aula de rugby, levada a cabo pelos alunos e alunas das duas escolas presentes, sob direção do professor Adenílcio, e no final os times masculino e feminino das duas escolas disputaram entre si os prêmios em disputa.

Disciplina, Força e Respeito
Demonstrando o grande entusiasmo que anima todos os alunos que neste momento aprendem rugby nas duas comunidades - cerca de uma centena em cada uma - os próprios alunos criaram uma identificação para cada um dos times, escolhendo os de Adustina serem chamados de Invictus, e os de Caxias de Espartanas e Espartanos!
Não que seja importante, mas para que fique registrado, os times masculinos ficaram empatados, mesmo após prorrogação, enquanto no jogo feminino as Espartanas venceram o encontro, mas ficaram desde já desafiadas para um jogo de volta!

Palavras do presidente da Federação de Rugby da Bahia, no regresso da sua visita a Adustina e Caxias:
Foi uma sensação maravilhosa ver toda esta juventude animada ao redor do rugby, ver o entusiasmo dos responsáveis das escolas e da cidade, que nos faz acreditar que esta região vai ficar marcada pelos valores que defendemos, e que se vai transformar numa grande região de rugby no futuro próximo.
O apoio da autarquia é indispensável, mas depois de conversar com o Vereador Jota Junior, com o Diretor de Esportes Anaildo Santos, e com a Secretária de Educação, Cultura e Esportes, Ivone Gonçalves, estou certo que sob orientação do professor Adenilcio Rodrigues, que nomeámos nosso Técnico Local de Desenvolvimento, o futuro da modalidade na região será brilhante.
O apoio do prefeito Paulo Sérgio ao evento e à nossa deslocação fica como prova do interesse e disponibilidade da autarquia, e o rugby conta com o seu apoio para os futuros desenvolvimentos.
Não posso esperar pela oportunidade de voltar a visitar estas cidades que me receberam de braços abertos, e de ver a evolução que os jovens de ambos os sexos vão ter como atletas, e em especial como cidadãos!
Uma palavra para as professoras Selma Andrade e Deceles da Silva, pelo espetáculo que montaram, pela forma como puseram toda a estrutura escolar ao serviço do evento e pela forma como me receberam, fazendo-me sentir como um velho amigo que voltou a casa! Obrigado às duas, a todos os professores do CMA e aos seus funcionários que estiveram sempre presentes.
Finalmente uma referência mais do que justa ao trabalho do professor Adenilcio Rodrigues, acompanhado de sua esposa Diana, que é o motor desta entrega ao esporte e em particular ao rugby.
Estava certa a Federação quando resolveu, logo em 2015, dar todo o apoio possível ao professor Adenílcio, e esse apoio vai ser cada vez maior - dentro das nossas possibilidades - a partir de agora!




















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MELHORES DO ANO 2019 COMO RECONHECIMENTO DO ESFORÇO E DEDICAÇÃO DE TODOS!

Pelo terceiro ano consecutivo a BahiaRugby procedeu à escolha dos melhores do ano, com a colaboração de todos os treinadores dos times em atividade no âmbito da Federação de Rugby da Bahia.

Pela segunda vez este ano foi possível fazer a escolha no escalão juvenil, aquele que é o grande objectivo da Federação e que constitui a única forma de garantir o desenvolvimento e sustentabilidade do rugby na Bahia.

Fiquem com a relação dos premiados deste ano, e que esta pequena homenagem sirva de estímulo a todos os que de uma ou outra forma foram infectados pelo rugby!

MELHORES DO ANO BAHIA RUGBY 2019 REVELAÇÃO FEMININO
1º LUGAR: Yasmin Vitória Castro Dias(Adustina)
2º LUGAR: Adriely Santana Costa (Adustina)
3º LUGAR: Juliana Silva Félix dos Santos (Adustina)

REVELAÇÃO MASCULINO
1º LUGAR: José Deivison Santos Andrade (Adustina)
2º LUGAR: Jordan Sousa (Porto Seguro)
3º LUGAR: Vinicius Antônio dos Santos (Serigy)

MELHOR ATLETA RUGBY SEVENS JUVENIL FEMININO
1º LUGAR: Josefa Ananda Muriel Nascimento (A…

CALENDÁRIO PARA 2019

A Federação de Rugby da Bahia publica hoje, nos termos dos seus estatutos e regulamentos, o seu calendário de actividades para 2019, incluindo as competições oficiais, as acções de formação e a data das assembleias gerais ordinárias, que pode consultar no quadro em anexo.

Esta calendário é provisório e será apresentado à Assembleia Geral que se realizará ainda este mês para ratificação.


ASSEMBLEIA ELEITORAL ELEGE NOVO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Diego Hamilton Reis é o novo presidente do Conselho de Administração da Federação de Rugby da Bahia, eleito em Assembleia que teve lugar no passado dia 15 de janeiro, que será acompanhado na vice presidência por Gabriel Pereira Couto, e que terá como tesoureiro Nilo Pabulo Maia Braga de Souza.
Diego foi o vice-presidente do Conselho que agora terminou o seu mandato, e Nilo foi o Tesoureiro desse mesmo CA, enquanto Gabriel exerceu a função de presidente da mesa da Assembleia Geral nos últimos anos.
A Assembleia Eleitoral elegeu ainda o Conselho Fiscal da Federação, mantendo os seus cargos Gilmar Cerqueira Pereira (presidente), Daniel Sá dos Santos (secretário) e Auriélia Mendes Pereira (relatora).
Com a eleição do dia 15 e a posse dos novos orgãos que aconteceu de imediato após as eleições, são automaticamente destituídos das suas funções os membros da Diretoria que cessou funções - novos membros serão nomeados pelo novo CA - os membros da Mesa da AG - novos membros serão eleitos na p…