Pular para o conteúdo principal

PRESIDENTE DA FRB VISITA ADUSTINA E CAXIAS

O presidente da Federação de Rugby da Bahia deslocou-se na passada quarta feira, dia 19 de Abril, a Adustina e Caxias (Cícero Dantas) para assistir a aulas de rugby no Colégio Municipal de Adustina e no Colégio Dr. Dantas Junior, em Caxias, da responsabilidade do professor Adenílcio Rodrigues, incentivador do rugby na região.

Aproveitando a visita, foi levada a cabo uma capacitação de professores de educação física de Adustina, que contou com a presença de oito candidatos, entre os quais o Diretor de Esportes Anaildo Santos e um dos Vereadores da cidade, Jota Junior, que seguiram atentamente todo o andamento da ação, e que devem a partir de agora, colaborar ativamente nas atividades que irão ser lançadas na região.

Para finalizar a visita o presidente assistiu na quinta feira a um extraordinário evento de divulgação da modalidade - II Festival Intercolegial de Tag Rugby - organizado pela Diretora do Colégio Municipal de Adustina, professora Selma Maria de Andrade, pela Coordenadora Pedagógica da instituição, professora Deceles da Silva, e pelo sub-diretor do CMA professor Idney Santos, a que estiveram presentes entre outros, a Secretária de Educação, Cultura e Esportes, professora Ivone Gonçalves, e o Diretor de Esportes, Anaildo Santos.

O evento reuniu toda a comunidade escolar de Adustina, e ainda uma delegação do Colégio Dr. Dantas Junior de Caxias, chefiada pelo seu diretor professor Justino Ricardo, e depois da excelente interpretação à capela do Hino Nacional pela aluna do CMA Jennifer Matos Gonçalves a que se seguiu uma exibição de bailado pelas alunas do Colégio com óbvias referências ao rugby, realizou-se uma pequena demonstração de como funciona uma aula de rugby, levada a cabo pelos alunos e alunas das duas escolas presentes, sob direção do professor Adenílcio, e no final os times masculino e feminino das duas escolas disputaram entre si os prêmios em disputa.

Disciplina, Força e Respeito
Demonstrando o grande entusiasmo que anima todos os alunos que neste momento aprendem rugby nas duas comunidades - cerca de uma centena em cada uma - os próprios alunos criaram uma identificação para cada um dos times, escolhendo os de Adustina serem chamados de Invictus, e os de Caxias de Espartanas e Espartanos!
Não que seja importante, mas para que fique registrado, os times masculinos ficaram empatados, mesmo após prorrogação, enquanto no jogo feminino as Espartanas venceram o encontro, mas ficaram desde já desafiadas para um jogo de volta!

Palavras do presidente da Federação de Rugby da Bahia, no regresso da sua visita a Adustina e Caxias:
Foi uma sensação maravilhosa ver toda esta juventude animada ao redor do rugby, ver o entusiasmo dos responsáveis das escolas e da cidade, que nos faz acreditar que esta região vai ficar marcada pelos valores que defendemos, e que se vai transformar numa grande região de rugby no futuro próximo.
O apoio da autarquia é indispensável, mas depois de conversar com o Vereador Jota Junior, com o Diretor de Esportes Anaildo Santos, e com a Secretária de Educação, Cultura e Esportes, Ivone Gonçalves, estou certo que sob orientação do professor Adenilcio Rodrigues, que nomeámos nosso Técnico Local de Desenvolvimento, o futuro da modalidade na região será brilhante.
O apoio do prefeito Paulo Sérgio ao evento e à nossa deslocação fica como prova do interesse e disponibilidade da autarquia, e o rugby conta com o seu apoio para os futuros desenvolvimentos.
Não posso esperar pela oportunidade de voltar a visitar estas cidades que me receberam de braços abertos, e de ver a evolução que os jovens de ambos os sexos vão ter como atletas, e em especial como cidadãos!
Uma palavra para as professoras Selma Andrade e Deceles da Silva, pelo espetáculo que montaram, pela forma como puseram toda a estrutura escolar ao serviço do evento e pela forma como me receberam, fazendo-me sentir como um velho amigo que voltou a casa! Obrigado às duas, a todos os professores do CMA e aos seus funcionários que estiveram sempre presentes.
Finalmente uma referência mais do que justa ao trabalho do professor Adenilcio Rodrigues, acompanhado de sua esposa Diana, que é o motor desta entrega ao esporte e em particular ao rugby.
Estava certa a Federação quando resolveu, logo em 2015, dar todo o apoio possível ao professor Adenílcio, e esse apoio vai ser cada vez maior - dentro das nossas possibilidades - a partir de agora!




















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HENRIQUE ROCHA COMANDA CURSOS DE FORMAÇÃO EM PORTUGAL

O professor Henrique Rocha, que a Federação de Rugby da Bahia teve o privilégio de convidar a gerir cursos de formação na Bahia em 2017 e 2018, foi esta semana anunciado como o novo responsável pelos cursos de formação da Federação Portuguesa de Rugby (FPR). Regressando à FPR depois de um interregno de alguns anos, o professor Henrique Rocha está ligado a projetos importantes nas áreas do Desenvolvimento e Alto Rendimento, que levaram a conquistas importantes nas seleções jovens de Portugal, e ganhou notoriedade internacional com o projeto “Força 8”, uma das inovações que introduziu na área da formação. O professor Henrique Rocha foi internacional junior por Portugal, é licenciado em Educação Física e Mestre em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto, foi selecionador português dos escalões M-17, M-18, M-19 e sevens M-19, além de ter sido treinador especialista da Força 8 das seleções de todos os escalões de Portugal. O professor Henrique Rocha é um destacado técnico formador

MODELO DE ESTATUTO PARA NOVOS CLUBES DE RUGBY

MODELO PARA ESTATUTO CONSTITUIÇÃO DE CLUBE DE RUGBY ESTATUTO SOCIAL DO (colocar denominação social do clube) ARTIGO 1º - DENOMINAÇÃO, SEDE, FINALIDADE E DURAÇÃO (colocar o nome da entidade) neste estatuto designada, simplesmente, como Clube (ou pela sigla se houver), fundada em data de (colocar data), com sede e foro nesta cidade a (colocar endereço completo, inclusive CEP) do Estado da Bahia, é uma associação de direito privado, constituída por tempo indeterminado, sem fins econômicos, sem cunho político ou partidário, constituído para difundir e aperfeiçoar a prática do rugby e outras modalidades esportivas amadoras, programar festividades, como festivais e torneios esportivos. ARTIGO 2º - SÃO PRERROGATIVAS DA ASSOCIAÇÃO No desenvolvimento de suas atividades, o Clube observará os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade e da eficiência. ARTIGO 3º - DOS COMPROMISSOS DA ASSOCIAÇÃO O Clube se dedicara às suas atividades

ATA DE CONSTITUIÇÃO E REGISTRO EM CARTÓRIO

ESTE É UM MODELO DE ATA DE FUNDAÇÃO PARA UM CLUBE DE RUGBY. ELE SERVE COMO ORIENTAÇÃO GERAL E DEVE SER ADAPTADO ÀS CONDIÇÕES DE CADA CASO. CLUBE DE RUGBY ______________________ _____(cidade)__________ - ESTADO DA BAHIA ATA DE FUNDAÇÃO, APROVAÇÃO DO ESTATUTO, ELEIÇÃO E POSSE DA 1ª DIRETORIA E CONSELHO FISCAL Aos quinze dias do mês de novembro do ano de dois mil e dois , reuniu-se em Assembléia Geral, nesta cidade de _____(cidade)______, Estado da Bahia , à Rua ____________, Bairro _________, os signatários desta Ata, com a finalidade de tratarem da fundação de um Clube com o objetivo principal de proporcionar a prática do Rugby. Aberto os trabalhos às quinze horas , foi indicado para a presidência da mesma o Sr. Fulano de Tal , que explicou a todos os objetivos desta reunião e as conseqüências legais das decisões a serem tomadas. Todos os presentes declararam ter conhecimento sobre o assunto tratado. Após os esclarecimentos e discussão, o Sr. Presidente colocou em votação