Pular para o conteúdo principal

BELAS ASSINA PROTOCOLO COM AGRUPAMENTO DE ESCOLAS

Um exemplo que vem de Portugal...

O Belas Rugby Clube firmou um protocolo com o Agrupamento de Escolas Queluz-Belas que vai permitir levar o rugby às nove escolas do agrupamento, em particular às sete escolas do 1º ciclo.

O protocolo mereceu o apoio da Associação de Rugby do Sul e da Federação Portuguesa de Rugby, além da União de Freguesias Queluz Belas, e a KnowHow, e irá atingir cerca de 1800 jovens que poderão ter contato com o rugby nas atividades de enriquecimento curricular.

Segundo o Presidente do Belas Rugby, Luis Manuel Baptista, este projeto há muito perseguido pelo clube faz parte de uma estratégia fundamental para ligar os clubes às escolas. 
Obviamente o rugby de iniciação é uma modalidade muito “adaptativa” quer nos espaços quer nas
equipas que podem ser mistas, será por isso um pretexto para apoiar e criar o espirito ligado à pratica desportiva que tem de começar desde a mais tenra idade.

Sendo o clube uma força viva da freguesia não faz sentido estar de outra forma se não em todas as escolas da freguesia, por isso este projeto nasceu com o apoio da União de Freguesias e a validação do Agrupamento Escolar o que permitiu viabilizar um modelo
sustentável que terá o permanente apoio do Belas Rugby à KnowHow, empresa responsável pelas atividades de enriquecimento curricular, para o efeito e, como não podia deixar de ser, a Federação Portuguesa de Rugby e a Associação de Rugby do Sul que também apoiam este projeto dando formação específica para os 14 professores envolvidos.

Luis Baptista refere que a estratégia de colaboração com as escolas está alinhada com a visão que o município tem para o desenvolvimento desportivo e o apoio escolar, considerando que os investimentos públicos, quer
sejam financeiros ou em infraestruturas desportivas, devem ter uma garantia de retorno não só pela disponibilização dos espaços, mas também pela participação dos clubes como motores do desporto nos s concelhos, onde as escolas são um espaço natural de atuação.

Como é óbvio, um dos objetivos dos clubes é que alguns desses jovens optem por uma participação ativa no desporto federado, ajudando no futuro ao seu desenvolvimento nos escalões competitivos.

Breve Historial do ClubeO Belas Rugby Clube fundado em 16 de julho de 1991 é uma segunda vida do rugby na vila de Belas que começou em 1975 como secção de rugby do Clube Desportivo de Belas. 
Desde sempre um clube muito ligado às escolas de rugby com cerca de 100 atletas federados, promove o desporto desde os mais jovens até aos veteranos que habitualmente recebem equipas dos “amigos franceses”. 
É um clube que mantém vivo o espirito da modalidade através dos valores e pilares que tornam o rugby diferente dos outros desportos. 
A sede do clube e as terceiras partes lá realizadas são a prova que o rugby está muito para além das quatro linhas do campo.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HENRIQUE ROCHA COMANDA CURSOS DE FORMAÇÃO EM PORTUGAL

O professor Henrique Rocha, que a Federação de Rugby da Bahia teve o privilégio de convidar a gerir cursos de formação na Bahia em 2017 e 2018, foi esta semana anunciado como o novo responsável pelos cursos de formação da Federação Portuguesa de Rugby (FPR). Regressando à FPR depois de um interregno de alguns anos, o professor Henrique Rocha está ligado a projetos importantes nas áreas do Desenvolvimento e Alto Rendimento, que levaram a conquistas importantes nas seleções jovens de Portugal, e ganhou notoriedade internacional com o projeto “Força 8”, uma das inovações que introduziu na área da formação. O professor Henrique Rocha foi internacional junior por Portugal, é licenciado em Educação Física e Mestre em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto, foi selecionador português dos escalões M-17, M-18, M-19 e sevens M-19, além de ter sido treinador especialista da Força 8 das seleções de todos os escalões de Portugal. O professor Henrique Rocha é um destacado técnico formador

ESCALÕES ETÁRIOS

No sentido de evitar confusões e mal-entendidos, publica-se este quadro onde se vê claramente o escalonamento dos jogadores de acordo com a sua idade para a temporada de 2018 Atletas Maiores             Atletas M-19                  Atletas M-17                  Atletas M-15 e M-16      (Nascidos antes de 31/12/1998) (Nascidos entre 01.01.1999 e 31.12.2000) (Nascidos entre 01.01.2001 e 31.12.2001) (Nascidos depois de 01.01.2002)

MODELO DE ESTATUTO PARA NOVOS CLUBES DE RUGBY

MODELO PARA ESTATUTO CONSTITUIÇÃO DE CLUBE DE RUGBY ESTATUTO SOCIAL DO (colocar denominação social do clube) ARTIGO 1º - DENOMINAÇÃO, SEDE, FINALIDADE E DURAÇÃO (colocar o nome da entidade) neste estatuto designada, simplesmente, como Clube (ou pela sigla se houver), fundada em data de (colocar data), com sede e foro nesta cidade a (colocar endereço completo, inclusive CEP) do Estado da Bahia, é uma associação de direito privado, constituída por tempo indeterminado, sem fins econômicos, sem cunho político ou partidário, constituído para difundir e aperfeiçoar a prática do rugby e outras modalidades esportivas amadoras, programar festividades, como festivais e torneios esportivos. ARTIGO 2º - SÃO PRERROGATIVAS DA ASSOCIAÇÃO No desenvolvimento de suas atividades, o Clube observará os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade e da eficiência. ARTIGO 3º - DOS COMPROMISSOS DA ASSOCIAÇÃO O Clube se dedicara às suas atividades