Pular para o conteúdo principal

BELAS ASSINA PROTOCOLO COM AGRUPAMENTO DE ESCOLAS

Um exemplo que vem de Portugal...

O Belas Rugby Clube firmou um protocolo com o Agrupamento de Escolas Queluz-Belas que vai permitir levar o rugby às nove escolas do agrupamento, em particular às sete escolas do 1º ciclo.

O protocolo mereceu o apoio da Associação de Rugby do Sul e da Federação Portuguesa de Rugby, além da União de Freguesias Queluz Belas, e a KnowHow, e irá atingir cerca de 1800 jovens que poderão ter contato com o rugby nas atividades de enriquecimento curricular.

Segundo o Presidente do Belas Rugby, Luis Manuel Baptista, este projeto há muito perseguido pelo clube faz parte de uma estratégia fundamental para ligar os clubes às escolas. 
Obviamente o rugby de iniciação é uma modalidade muito “adaptativa” quer nos espaços quer nas
equipas que podem ser mistas, será por isso um pretexto para apoiar e criar o espirito ligado à pratica desportiva que tem de começar desde a mais tenra idade.

Sendo o clube uma força viva da freguesia não faz sentido estar de outra forma se não em todas as escolas da freguesia, por isso este projeto nasceu com o apoio da União de Freguesias e a validação do Agrupamento Escolar o que permitiu viabilizar um modelo
sustentável que terá o permanente apoio do Belas Rugby à KnowHow, empresa responsável pelas atividades de enriquecimento curricular, para o efeito e, como não podia deixar de ser, a Federação Portuguesa de Rugby e a Associação de Rugby do Sul que também apoiam este projeto dando formação específica para os 14 professores envolvidos.

Luis Baptista refere que a estratégia de colaboração com as escolas está alinhada com a visão que o município tem para o desenvolvimento desportivo e o apoio escolar, considerando que os investimentos públicos, quer
sejam financeiros ou em infraestruturas desportivas, devem ter uma garantia de retorno não só pela disponibilização dos espaços, mas também pela participação dos clubes como motores do desporto nos s concelhos, onde as escolas são um espaço natural de atuação.

Como é óbvio, um dos objetivos dos clubes é que alguns desses jovens optem por uma participação ativa no desporto federado, ajudando no futuro ao seu desenvolvimento nos escalões competitivos.

Breve Historial do ClubeO Belas Rugby Clube fundado em 16 de julho de 1991 é uma segunda vida do rugby na vila de Belas que começou em 1975 como secção de rugby do Clube Desportivo de Belas. 
Desde sempre um clube muito ligado às escolas de rugby com cerca de 100 atletas federados, promove o desporto desde os mais jovens até aos veteranos que habitualmente recebem equipas dos “amigos franceses”. 
É um clube que mantém vivo o espirito da modalidade através dos valores e pilares que tornam o rugby diferente dos outros desportos. 
A sede do clube e as terceiras partes lá realizadas são a prova que o rugby está muito para além das quatro linhas do campo.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MELHORES DO ANO 2019 COMO RECONHECIMENTO DO ESFORÇO E DEDICAÇÃO DE TODOS!

Pelo terceiro ano consecutivo a BahiaRugby procedeu à escolha dos melhores do ano, com a colaboração de todos os treinadores dos times em atividade no âmbito da Federação de Rugby da Bahia.

Pela segunda vez este ano foi possível fazer a escolha no escalão juvenil, aquele que é o grande objectivo da Federação e que constitui a única forma de garantir o desenvolvimento e sustentabilidade do rugby na Bahia.

Fiquem com a relação dos premiados deste ano, e que esta pequena homenagem sirva de estímulo a todos os que de uma ou outra forma foram infectados pelo rugby!

MELHORES DO ANO BAHIA RUGBY 2019 REVELAÇÃO FEMININO
1º LUGAR: Yasmin Vitória Castro Dias(Adustina)
2º LUGAR: Adriely Santana Costa (Adustina)
3º LUGAR: Juliana Silva Félix dos Santos (Adustina)

REVELAÇÃO MASCULINO
1º LUGAR: José Deivison Santos Andrade (Adustina)
2º LUGAR: Jordan Sousa (Porto Seguro)
3º LUGAR: Vinicius Antônio dos Santos (Serigy)

MELHOR ATLETA RUGBY SEVENS JUVENIL FEMININO
1º LUGAR: Josefa Ananda Muriel Nascimento (A…

CALENDÁRIO PARA 2019

A Federação de Rugby da Bahia publica hoje, nos termos dos seus estatutos e regulamentos, o seu calendário de actividades para 2019, incluindo as competições oficiais, as acções de formação e a data das assembleias gerais ordinárias, que pode consultar no quadro em anexo.

Esta calendário é provisório e será apresentado à Assembleia Geral que se realizará ainda este mês para ratificação.


ASSEMBLEIA ELEITORAL ELEGE NOVO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Diego Hamilton Reis é o novo presidente do Conselho de Administração da Federação de Rugby da Bahia, eleito em Assembleia que teve lugar no passado dia 15 de janeiro, que será acompanhado na vice presidência por Gabriel Pereira Couto, e que terá como tesoureiro Nilo Pabulo Maia Braga de Souza.
Diego foi o vice-presidente do Conselho que agora terminou o seu mandato, e Nilo foi o Tesoureiro desse mesmo CA, enquanto Gabriel exerceu a função de presidente da mesa da Assembleia Geral nos últimos anos.
A Assembleia Eleitoral elegeu ainda o Conselho Fiscal da Federação, mantendo os seus cargos Gilmar Cerqueira Pereira (presidente), Daniel Sá dos Santos (secretário) e Auriélia Mendes Pereira (relatora).
Com a eleição do dia 15 e a posse dos novos orgãos que aconteceu de imediato após as eleições, são automaticamente destituídos das suas funções os membros da Diretoria que cessou funções - novos membros serão nomeados pelo novo CA - os membros da Mesa da AG - novos membros serão eleitos na p…