Pular para o conteúdo principal

PRIMEIRA ETAPA DO CIRCUITO DE SEVENS COM FÚRIA NA FRENTE

O Fúria do Alto da Ondina foi o vencedor da primeira etapa do Circuito de Sevens da Bahia, embora tenha sido necessário recorrer aos fatores de desempate para encontrar a ordem classificativa final.

Um empate na última rodada a 12 pontos, entre o Fúria e os Ymborés de Vitória da Conquista levou à necessidade de recorrer ao Regulamento Geral de Competições para determinar quem venceu a etapa, e com um saldo de 55 pontos positivos, o Fúria ultrapassou o seu adversário e somou os pontos do primeiro lugar.

Esta primeira etapa foi disputada na cidade de Planalto, BA, um pequeno Município entre Poções e Conquista, que recebeu as seis equipas participantes - quatro masculinas e duas femininas - de braços abertos e com verdadeira simpatia e amizade.

A Federação de Rugby da Bahia deixa aqui o justo e devido agradecimento à Prefeitura de Planalto, na pessoa do seu coordenador de Esportes, Danilo Sobral, e do seu principal colaborador, André Coelho, a quem se fica a dever grande parte do sucesso da etapa.

O TORNEIO MASCULINO
Com a participação de quatro equipes, a etapa disputou-se no sistema de todos contra todos, e Ymborés e Fúrias do Alto da Ondina chegaram ao derradeiro jogo com duas vitórias, assumindo assim a partida um especial sabor a finalíssima!

Na primeira rodada os Ymborés venceu os Toruks por 12-10, enquanto os Fúrias derrotaram o Quibaana por 50-0, naquele que foi o resultado mais desnivelado do dia.

Na segunda rodada os Ymborés defrontaram e venceram o Quibaana por 34-0, enquanto o time do Alto da Ondina vencia os Toruks de Porto Seguro por 24-19.

Tivemos então uma derradeira rodada, em que se enfrentaram duas equipes com duas vitórias, e outras duas com duas derrotas, discutindo respetivamente o primeiro e o terceiro lugar na classificação.

Para a definição do terceiro lugar os Toruks derrotaram o Quibaana de Senhor do Bonfim por 14-5, mas foi necessário recorrer à secretaria para decidir o vencedor do torneio, pois Ymborés e Fúrias empataram a 12 pontos, e como o torneio se disputou no sistema de todos contra todos, não houve lugar a prolongamento para decidir o vencedor.

Assim, consultado o Regulamento Geral de Competições - que diz no seu Artigo 9º que a questão de resolve 2. Pela maior diferença entre o número total de pontos marcados e sofridos em todos os jogos disputados na competição em causa quando não é possível resolver o desempate nos critérios indicados para o confronto direto entre as equipas empatadas, como foi o caso.

E assim, graças a um maior diferencial entre pontos marcados e sofridos, os Fúrias levaram o troféu em jogo!

Resultados
Ymborés 12-10 Toruks
Fúrias 50-0 Quibaana
Ymborés 34-0 Quibaana
Fúrias 24-19 Toruks
Toruks 14-5 Quibaana
Ymborés 12-12 Fúrias

Classificação na etapa e pontos para a Classificação do Circuito
1º Fúrias (+55 pontos)           30 pontos na Classificação do Circuito
2º Ymborés (+36 pontos)      26 pontos na Classificação do Circuito
3º Toruks                               22 pontos na Classificação do Circuito
4º Quibaana                           20 pontos na Classificação do Circuito

TORNEIO FEMININO
Com a exclusiva participação de duas equipes, a etapa não é considerada para o Circuito Feminino de Sevens, como determina o respetivo Regulamento, no seu artigo  1.4. Um Torneio do Circuito de Rugby Sevens da Bahia apenas poderá ter lugar caso haja um mínimo de quatro times participantes.

Mas isso não impediu que as Torukas e as Ymborés se defrontassem numa competição em que as vencedoras foram encontradas à melhor de três, e as partidas decorreram com enorme empenho das duas equipas, e com duas vitórias a equipa de Porto Seguro foi declarada vencedora da competição.

No primeiro confronto as Torukas de Porto Seguro venceram por 19-17, mas no segundo encontro aproveitaram o maior desgaste das Ymborés de Vitória da Conquista e conseguiram um resultado mais significativo de 19-5.

ARBITRAGEM
As partidas da etapa de Planalto do Circuito de Sevens da Bahia foram dirigidas pelos árbitros Bernardo Ordoñez (BahiaRef e CBRU), Gabriel Couto (BahiaRef), Nilo Braga de Souza (BahiaRef), Daniel Sá (BahiaRef) e Massimo Lamassa (BahiaRef), a quem a FRB agradece o empenho e dedicação.

PRÓXIMA ETAPA DO CIRCUITO
Em Assembleia Geral realizada no próprio sábado, foi decidido que a segunda etapa do Circuito terá lugar no dia previsto, 30 de Abril, em Porto Seguro, e será acrescentada uma terceira etapa à prova, que se realizará no dia 18 de Junho, em local ainda por designar.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BALANCETE - 2016 MAIO

Publicamos hoje o Balancete da Federação de Rugby da Bahia referente ao mês de Maio de 2016, que  obteve o parecer favorável do Conselho Fiscal. Como habitualmente, caso desejem mais esclarecimentos sobre o período, devem contatar nos nossos serviços através do e-mail contato @bahiarugby.com.br

ASSEMBLEIA GERAL ELEITORAL TERÁ LUGAR NO DIA 15 DE JANEIRO

Em virtude de não ter sido possível realizar a Assembleia Geral Eleitoral na data prevista - dia 7 de dezembro último - pela hora tardia em que terminou o Torneio de Adustina onde se disputaram os Campeonatos Baianos de Sevens dos diversos escalões, a Assembleia foi marcada de novo, agora para o próximo dia 15 de janeiro, nos termos da convocatória subscrita pelo Presidente da Mesa, Gabriel Couto. Veja a convocatória CONVOCATÓRIA Nos termos dos Estatutos - Artigo 19º - 2), convoco a Assembleia Geral Eleitoral da Federação de Rugby da Bahia para o dia 15/01/2020 às 22h, no seguinte endereço: Avenida Contorno do Anel, 23, Quadra 6, Casa 4, Bairro Primavera, Vitória da Conquista, Bahia. As chapas concorrentes ao Conselho de Administração (CA) e Conselho Fiscal, bem como o programa eleitoral do CA (Art. 19º-5) devem ser enviadas ao e-mail gabrielpcouto@gmail.com e admin@bahiarugby.com.br até dia 14/01/2020 às 23h 59 min. Os delegados das filiadas ou representantes dos pod

BAIANO DE SEVENS MOSTRA O CAMINHO A QUEM REALMENTE GOSTA DE RUGBY

Serigy sagra-se campeão baiano de sevens adulto masculino pela primeira vez, vencendo o Porto Seguro na final por 26-07. Na fase de apuramento o time de Aracajú já tinha vencido o Porto Seguro por 21-12 e o Adustina por 26-07, e o Porto Seguro bateu o Adustina por 22-07, ganhando o direito a estar na final com o Serigy. Enquanto isso no adulto feminino o Porto Seguro levou de vencida a equipa de Adustina com um agregado de 33-26, resultado de um empate a 19 pontos e uma vitória por 14-07. Note-se que a participação no escalão Adulto dos times de Adustina reflete o excelente trabalho de desenvolvimento que tem sido realizado pelo professor Adenílcio Rodrigues - que não por acaso é o Diretor de Desenvolvimento da FRB - com o apoio da Prefeitura, em especial do seu Secretário de Esportes, Paulo César. O rugby em Adustina tem crescido, os seus jovens atletas foram crescendo, e agora já estão no escalão adulto! Mas o mais importante é que a par deste crescimento com os mais vel