Pular para o conteúdo principal

PRIMEIRA ETAPA DO CIRCUITO DE SEVENS COM FÚRIA NA FRENTE

O Fúria do Alto da Ondina foi o vencedor da primeira etapa do Circuito de Sevens da Bahia, embora tenha sido necessário recorrer aos fatores de desempate para encontrar a ordem classificativa final.

Um empate na última rodada a 12 pontos, entre o Fúria e os Ymborés de Vitória da Conquista levou à necessidade de recorrer ao Regulamento Geral de Competições para determinar quem venceu a etapa, e com um saldo de 55 pontos positivos, o Fúria ultrapassou o seu adversário e somou os pontos do primeiro lugar.

Esta primeira etapa foi disputada na cidade de Planalto, BA, um pequeno Município entre Poções e Conquista, que recebeu as seis equipas participantes - quatro masculinas e duas femininas - de braços abertos e com verdadeira simpatia e amizade.

A Federação de Rugby da Bahia deixa aqui o justo e devido agradecimento à Prefeitura de Planalto, na pessoa do seu coordenador de Esportes, Danilo Sobral, e do seu principal colaborador, André Coelho, a quem se fica a dever grande parte do sucesso da etapa.

O TORNEIO MASCULINO
Com a participação de quatro equipes, a etapa disputou-se no sistema de todos contra todos, e Ymborés e Fúrias do Alto da Ondina chegaram ao derradeiro jogo com duas vitórias, assumindo assim a partida um especial sabor a finalíssima!

Na primeira rodada os Ymborés venceu os Toruks por 12-10, enquanto os Fúrias derrotaram o Quibaana por 50-0, naquele que foi o resultado mais desnivelado do dia.

Na segunda rodada os Ymborés defrontaram e venceram o Quibaana por 34-0, enquanto o time do Alto da Ondina vencia os Toruks de Porto Seguro por 24-19.

Tivemos então uma derradeira rodada, em que se enfrentaram duas equipes com duas vitórias, e outras duas com duas derrotas, discutindo respetivamente o primeiro e o terceiro lugar na classificação.

Para a definição do terceiro lugar os Toruks derrotaram o Quibaana de Senhor do Bonfim por 14-5, mas foi necessário recorrer à secretaria para decidir o vencedor do torneio, pois Ymborés e Fúrias empataram a 12 pontos, e como o torneio se disputou no sistema de todos contra todos, não houve lugar a prolongamento para decidir o vencedor.

Assim, consultado o Regulamento Geral de Competições - que diz no seu Artigo 9º que a questão de resolve 2. Pela maior diferença entre o número total de pontos marcados e sofridos em todos os jogos disputados na competição em causa quando não é possível resolver o desempate nos critérios indicados para o confronto direto entre as equipas empatadas, como foi o caso.

E assim, graças a um maior diferencial entre pontos marcados e sofridos, os Fúrias levaram o troféu em jogo!

Resultados
Ymborés 12-10 Toruks
Fúrias 50-0 Quibaana
Ymborés 34-0 Quibaana
Fúrias 24-19 Toruks
Toruks 14-5 Quibaana
Ymborés 12-12 Fúrias

Classificação na etapa e pontos para a Classificação do Circuito
1º Fúrias (+55 pontos)           30 pontos na Classificação do Circuito
2º Ymborés (+36 pontos)      26 pontos na Classificação do Circuito
3º Toruks                               22 pontos na Classificação do Circuito
4º Quibaana                           20 pontos na Classificação do Circuito

TORNEIO FEMININO
Com a exclusiva participação de duas equipes, a etapa não é considerada para o Circuito Feminino de Sevens, como determina o respetivo Regulamento, no seu artigo  1.4. Um Torneio do Circuito de Rugby Sevens da Bahia apenas poderá ter lugar caso haja um mínimo de quatro times participantes.

Mas isso não impediu que as Torukas e as Ymborés se defrontassem numa competição em que as vencedoras foram encontradas à melhor de três, e as partidas decorreram com enorme empenho das duas equipas, e com duas vitórias a equipa de Porto Seguro foi declarada vencedora da competição.

No primeiro confronto as Torukas de Porto Seguro venceram por 19-17, mas no segundo encontro aproveitaram o maior desgaste das Ymborés de Vitória da Conquista e conseguiram um resultado mais significativo de 19-5.

ARBITRAGEM
As partidas da etapa de Planalto do Circuito de Sevens da Bahia foram dirigidas pelos árbitros Bernardo Ordoñez (BahiaRef e CBRU), Gabriel Couto (BahiaRef), Nilo Braga de Souza (BahiaRef), Daniel Sá (BahiaRef) e Massimo Lamassa (BahiaRef), a quem a FRB agradece o empenho e dedicação.

PRÓXIMA ETAPA DO CIRCUITO
Em Assembleia Geral realizada no próprio sábado, foi decidido que a segunda etapa do Circuito terá lugar no dia previsto, 30 de Abril, em Porto Seguro, e será acrescentada uma terceira etapa à prova, que se realizará no dia 18 de Junho, em local ainda por designar.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HENRIQUE ROCHA COMANDA CURSOS DE FORMAÇÃO EM PORTUGAL

O professor Henrique Rocha, que a Federação de Rugby da Bahia teve o privilégio de convidar a gerir cursos de formação na Bahia em 2017 e 2018, foi esta semana anunciado como o novo responsável pelos cursos de formação da Federação Portuguesa de Rugby (FPR). Regressando à FPR depois de um interregno de alguns anos, o professor Henrique Rocha está ligado a projetos importantes nas áreas do Desenvolvimento e Alto Rendimento, que levaram a conquistas importantes nas seleções jovens de Portugal, e ganhou notoriedade internacional com o projeto “Força 8”, uma das inovações que introduziu na área da formação. O professor Henrique Rocha foi internacional junior por Portugal, é licenciado em Educação Física e Mestre em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto, foi selecionador português dos escalões M-17, M-18, M-19 e sevens M-19, além de ter sido treinador especialista da Força 8 das seleções de todos os escalões de Portugal. O professor Henrique Rocha é um destacado técnico formador

ESCALÕES ETÁRIOS

No sentido de evitar confusões e mal-entendidos, publica-se este quadro onde se vê claramente o escalonamento dos jogadores de acordo com a sua idade para a temporada de 2018 Atletas Maiores             Atletas M-19                  Atletas M-17                  Atletas M-15 e M-16      (Nascidos antes de 31/12/1998) (Nascidos entre 01.01.1999 e 31.12.2000) (Nascidos entre 01.01.2001 e 31.12.2001) (Nascidos depois de 01.01.2002)

MODELO DE ESTATUTO PARA NOVOS CLUBES DE RUGBY

MODELO PARA ESTATUTO CONSTITUIÇÃO DE CLUBE DE RUGBY ESTATUTO SOCIAL DO (colocar denominação social do clube) ARTIGO 1º - DENOMINAÇÃO, SEDE, FINALIDADE E DURAÇÃO (colocar o nome da entidade) neste estatuto designada, simplesmente, como Clube (ou pela sigla se houver), fundada em data de (colocar data), com sede e foro nesta cidade a (colocar endereço completo, inclusive CEP) do Estado da Bahia, é uma associação de direito privado, constituída por tempo indeterminado, sem fins econômicos, sem cunho político ou partidário, constituído para difundir e aperfeiçoar a prática do rugby e outras modalidades esportivas amadoras, programar festividades, como festivais e torneios esportivos. ARTIGO 2º - SÃO PRERROGATIVAS DA ASSOCIAÇÃO No desenvolvimento de suas atividades, o Clube observará os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade e da eficiência. ARTIGO 3º - DOS COMPROMISSOS DA ASSOCIAÇÃO O Clube se dedicara às suas atividades