Pular para o conteúdo principal

REGULAMENTO DA CARREIRA DE ÁRBITRO NA BAHIA

ÁRBITRO DE RUGBY DA BAHIA
REGULAMENTO DA CARREIRA

O árbitro de rugby é uma peça indispensável no xadrez da nossa modalidade, e da mesma forma como a Federação de Rugby da Bahia exige o mais absoluto respeito pela sua pessoa e pelas suas decisões, também exige que os nossos árbitros sejam conhecedores das Leis do Jogo, dentro do seu Espírito, e que contribuam efetivamente para o desenvolvimento e crescimento do rugby e dos seus Valores.
Nesse sentido cria-se, com efeitos a partir do dia 1 de Março de 2016, um sistema organizado de carreira do árbitro, que pretende dignificar a atividade e criar condições para que a modalidade e seus Valores sejam cada dia mais conhecidos e respeitados.

REGULAMENTO
1- A carreira do Árbitro de Rugby da Bahia está separada em seis níveis de classificação, de acordo com a experiência e conhecimentos que os árbitros mostrem possuir, através da sua atividade e das provas teóricas e práticas a que serão submetidos com regularidade.

2- Os níveis dos árbitros da Bahia são os seguintes:
2.1 – Árbitro Estagiário;
2.2 – Árbitro Iniciado;
2.3 – Árbitro Nível 1;
2.4 – Árbitro Nível 2;
2.5 – Árbitro Nível 3;
2.6 – Árbitro Top Bahia.

3- A carreira do árbitro começa com a manifestação da vontade de um indivíduo em ser Árbitro de Rugby, e com a freqüência de um Curso de Árbitro Iniciado.
3.1- O candidato a árbitro que freqüente o Curso de Iniciação será designado Árbitro Estagiário, e, após o curso, deve ter uma atividade regular na modalidade, em que será monitorado pela Escola de Árbitros da Bahia, durante o período de um ano, no fim do qual será sujeito a avaliação.
Se aprovado nessa avaliação, o Árbitro Estagiário passará ao nível de Árbitro Iniciado.
3.2- O Árbitro Iniciado deve ter uma atividade regular na modalidade, em que será monitorado pela Escola de Árbitros da Bahia, durante o período de um ano, no fim do qual será sujeito a avaliação.
Aprovado nessa avaliação, o Árbitro Iniciado poderá freqüentar o Curso de Árbitro de Nível 1.
3.3- O Árbitro que seja aprovado no Curso de Árbitro de Nível 1, deve ter uma atividade regular na modalidade, em que será monitorado pela Escola de Árbitros da Bahia, durante o período de um ano, no fim do qual será sujeito a avaliação.
Se aprovado nessa avaliação, o Árbitro poderá freqüentar o Curso da CBRU – World Rugby Level One.
3.4- O Árbitro que seja aprovado no Curso da CBRU – World Rugby Level One, deverá manter a sua atividade regular por mais um ano, altura em que será novamente avaliado.
Aprovado nessa avaliação, o Árbitro Nível 1 poderá freqüentar o Curso de Árbitro Nível 2.
3.5- O Árbitro que seja aprovado no Curso de Árbitro de Nível 2, e que mantenha uma atividade regular, será avaliado anualmente.
Se aprovado em duas avaliações sucessivas e com um intervalo entre si de um ano, o Árbitro Nível 2 será indicado pela Escola de Árbitros da Bahia para freqüentar o Curso CBRU – World Rugby Level Two.
Aprovado nesse Curso, o Árbitro passará ao Nível 3 da Carreira do árbitro.
O Árbitro Nível 3 será sujeito a avaliações anuais, podendo ser classificado como Árbitro Top Bahia a partir da segunda avaliação sucessiva.
Para atribuição deste nível, será constituído júri especial, em que obrigatoriamente fará parte um árbitro do nível máximo da hierarquia da arbitragem nacional.

4- Os árbitros de Nível 2 ou superior, deverão participar obrigatoriamente em ações de formação de árbitros, sob nomeação da Escola de Árbitros, sem o que não poderão evoluir na Carreira.

Bahia, 1 de Março de 2016

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HENRIQUE ROCHA COMANDA CURSOS DE FORMAÇÃO EM PORTUGAL

O professor Henrique Rocha, que a Federação de Rugby da Bahia teve o privilégio de convidar a gerir cursos de formação na Bahia em 2017 e 2018, foi esta semana anunciado como o novo responsável pelos cursos de formação da Federação Portuguesa de Rugby (FPR). Regressando à FPR depois de um interregno de alguns anos, o professor Henrique Rocha está ligado a projetos importantes nas áreas do Desenvolvimento e Alto Rendimento, que levaram a conquistas importantes nas seleções jovens de Portugal, e ganhou notoriedade internacional com o projeto “Força 8”, uma das inovações que introduziu na área da formação. O professor Henrique Rocha foi internacional junior por Portugal, é licenciado em Educação Física e Mestre em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto, foi selecionador português dos escalões M-17, M-18, M-19 e sevens M-19, além de ter sido treinador especialista da Força 8 das seleções de todos os escalões de Portugal. O professor Henrique Rocha é um destacado técnico formador

MODELO DE ESTATUTO PARA NOVOS CLUBES DE RUGBY

MODELO PARA ESTATUTO CONSTITUIÇÃO DE CLUBE DE RUGBY ESTATUTO SOCIAL DO (colocar denominação social do clube) ARTIGO 1º - DENOMINAÇÃO, SEDE, FINALIDADE E DURAÇÃO (colocar o nome da entidade) neste estatuto designada, simplesmente, como Clube (ou pela sigla se houver), fundada em data de (colocar data), com sede e foro nesta cidade a (colocar endereço completo, inclusive CEP) do Estado da Bahia, é uma associação de direito privado, constituída por tempo indeterminado, sem fins econômicos, sem cunho político ou partidário, constituído para difundir e aperfeiçoar a prática do rugby e outras modalidades esportivas amadoras, programar festividades, como festivais e torneios esportivos. ARTIGO 2º - SÃO PRERROGATIVAS DA ASSOCIAÇÃO No desenvolvimento de suas atividades, o Clube observará os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade e da eficiência. ARTIGO 3º - DOS COMPROMISSOS DA ASSOCIAÇÃO O Clube se dedicara às suas atividades

ATA DE CONSTITUIÇÃO E REGISTRO EM CARTÓRIO

ESTE É UM MODELO DE ATA DE FUNDAÇÃO PARA UM CLUBE DE RUGBY. ELE SERVE COMO ORIENTAÇÃO GERAL E DEVE SER ADAPTADO ÀS CONDIÇÕES DE CADA CASO. CLUBE DE RUGBY ______________________ _____(cidade)__________ - ESTADO DA BAHIA ATA DE FUNDAÇÃO, APROVAÇÃO DO ESTATUTO, ELEIÇÃO E POSSE DA 1ª DIRETORIA E CONSELHO FISCAL Aos quinze dias do mês de novembro do ano de dois mil e dois , reuniu-se em Assembléia Geral, nesta cidade de _____(cidade)______, Estado da Bahia , à Rua ____________, Bairro _________, os signatários desta Ata, com a finalidade de tratarem da fundação de um Clube com o objetivo principal de proporcionar a prática do Rugby. Aberto os trabalhos às quinze horas , foi indicado para a presidência da mesma o Sr. Fulano de Tal , que explicou a todos os objetivos desta reunião e as conseqüências legais das decisões a serem tomadas. Todos os presentes declararam ter conhecimento sobre o assunto tratado. Após os esclarecimentos e discussão, o Sr. Presidente colocou em votação