Pular para o conteúdo principal

REGULAMENTO DA CARREIRA DE ÁRBITRO NA BAHIA

ÁRBITRO DE RUGBY DA BAHIA
REGULAMENTO DA CARREIRA

O árbitro de rugby é uma peça indispensável no xadrez da nossa modalidade, e da mesma forma como a Federação de Rugby da Bahia exige o mais absoluto respeito pela sua pessoa e pelas suas decisões, também exige que os nossos árbitros sejam conhecedores das Leis do Jogo, dentro do seu Espírito, e que contribuam efetivamente para o desenvolvimento e crescimento do rugby e dos seus Valores.
Nesse sentido cria-se, com efeitos a partir do dia 1 de Março de 2016, um sistema organizado de carreira do árbitro, que pretende dignificar a atividade e criar condições para que a modalidade e seus Valores sejam cada dia mais conhecidos e respeitados.

REGULAMENTO
1- A carreira do Árbitro de Rugby da Bahia está separada em seis níveis de classificação, de acordo com a experiência e conhecimentos que os árbitros mostrem possuir, através da sua atividade e das provas teóricas e práticas a que serão submetidos com regularidade.

2- Os níveis dos árbitros da Bahia são os seguintes:
2.1 – Árbitro Estagiário;
2.2 – Árbitro Iniciado;
2.3 – Árbitro Nível 1;
2.4 – Árbitro Nível 2;
2.5 – Árbitro Nível 3;
2.6 – Árbitro Top Bahia.

3- A carreira do árbitro começa com a manifestação da vontade de um indivíduo em ser Árbitro de Rugby, e com a freqüência de um Curso de Árbitro Iniciado.
3.1- O candidato a árbitro que freqüente o Curso de Iniciação será designado Árbitro Estagiário, e, após o curso, deve ter uma atividade regular na modalidade, em que será monitorado pela Escola de Árbitros da Bahia, durante o período de um ano, no fim do qual será sujeito a avaliação.
Se aprovado nessa avaliação, o Árbitro Estagiário passará ao nível de Árbitro Iniciado.
3.2- O Árbitro Iniciado deve ter uma atividade regular na modalidade, em que será monitorado pela Escola de Árbitros da Bahia, durante o período de um ano, no fim do qual será sujeito a avaliação.
Aprovado nessa avaliação, o Árbitro Iniciado poderá freqüentar o Curso de Árbitro de Nível 1.
3.3- O Árbitro que seja aprovado no Curso de Árbitro de Nível 1, deve ter uma atividade regular na modalidade, em que será monitorado pela Escola de Árbitros da Bahia, durante o período de um ano, no fim do qual será sujeito a avaliação.
Se aprovado nessa avaliação, o Árbitro poderá freqüentar o Curso da CBRU – World Rugby Level One.
3.4- O Árbitro que seja aprovado no Curso da CBRU – World Rugby Level One, deverá manter a sua atividade regular por mais um ano, altura em que será novamente avaliado.
Aprovado nessa avaliação, o Árbitro Nível 1 poderá freqüentar o Curso de Árbitro Nível 2.
3.5- O Árbitro que seja aprovado no Curso de Árbitro de Nível 2, e que mantenha uma atividade regular, será avaliado anualmente.
Se aprovado em duas avaliações sucessivas e com um intervalo entre si de um ano, o Árbitro Nível 2 será indicado pela Escola de Árbitros da Bahia para freqüentar o Curso CBRU – World Rugby Level Two.
Aprovado nesse Curso, o Árbitro passará ao Nível 3 da Carreira do árbitro.
O Árbitro Nível 3 será sujeito a avaliações anuais, podendo ser classificado como Árbitro Top Bahia a partir da segunda avaliação sucessiva.
Para atribuição deste nível, será constituído júri especial, em que obrigatoriamente fará parte um árbitro do nível máximo da hierarquia da arbitragem nacional.

4- Os árbitros de Nível 2 ou superior, deverão participar obrigatoriamente em ações de formação de árbitros, sob nomeação da Escola de Árbitros, sem o que não poderão evoluir na Carreira.

Bahia, 1 de Março de 2016

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MELHORES DO ANO 2019 COMO RECONHECIMENTO DO ESFORÇO E DEDICAÇÃO DE TODOS!

Pelo terceiro ano consecutivo a BahiaRugby procedeu à escolha dos melhores do ano, com a colaboração de todos os treinadores dos times em atividade no âmbito da Federação de Rugby da Bahia.

Pela segunda vez este ano foi possível fazer a escolha no escalão juvenil, aquele que é o grande objectivo da Federação e que constitui a única forma de garantir o desenvolvimento e sustentabilidade do rugby na Bahia.

Fiquem com a relação dos premiados deste ano, e que esta pequena homenagem sirva de estímulo a todos os que de uma ou outra forma foram infectados pelo rugby!

MELHORES DO ANO BAHIA RUGBY 2019 REVELAÇÃO FEMININO
1º LUGAR: Yasmin Vitória Castro Dias(Adustina)
2º LUGAR: Adriely Santana Costa (Adustina)
3º LUGAR: Juliana Silva Félix dos Santos (Adustina)

REVELAÇÃO MASCULINO
1º LUGAR: José Deivison Santos Andrade (Adustina)
2º LUGAR: Jordan Sousa (Porto Seguro)
3º LUGAR: Vinicius Antônio dos Santos (Serigy)

MELHOR ATLETA RUGBY SEVENS JUVENIL FEMININO
1º LUGAR: Josefa Ananda Muriel Nascimento (A…

CALENDÁRIO PARA 2019

A Federação de Rugby da Bahia publica hoje, nos termos dos seus estatutos e regulamentos, o seu calendário de actividades para 2019, incluindo as competições oficiais, as acções de formação e a data das assembleias gerais ordinárias, que pode consultar no quadro em anexo.

Esta calendário é provisório e será apresentado à Assembleia Geral que se realizará ainda este mês para ratificação.


ASSEMBLEIA ELEITORAL ELEGE NOVO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Diego Hamilton Reis é o novo presidente do Conselho de Administração da Federação de Rugby da Bahia, eleito em Assembleia que teve lugar no passado dia 15 de janeiro, que será acompanhado na vice presidência por Gabriel Pereira Couto, e que terá como tesoureiro Nilo Pabulo Maia Braga de Souza.
Diego foi o vice-presidente do Conselho que agora terminou o seu mandato, e Nilo foi o Tesoureiro desse mesmo CA, enquanto Gabriel exerceu a função de presidente da mesa da Assembleia Geral nos últimos anos.
A Assembleia Eleitoral elegeu ainda o Conselho Fiscal da Federação, mantendo os seus cargos Gilmar Cerqueira Pereira (presidente), Daniel Sá dos Santos (secretário) e Auriélia Mendes Pereira (relatora).
Com a eleição do dia 15 e a posse dos novos orgãos que aconteceu de imediato após as eleições, são automaticamente destituídos das suas funções os membros da Diretoria que cessou funções - novos membros serão nomeados pelo novo CA - os membros da Mesa da AG - novos membros serão eleitos na p…