Pular para o conteúdo principal

FORMAÇÃO, UM DOS PILARES DO FUTURO DO RUGBY NA BAHIA

Um dos pilares do desenvolvimento do rugby na Bahia é claramente a formação, mas uma formação que olhe para o futuro e não apenas para os acontecimentos imediatos, fundamentada na capacitação dos professores de educação física da rede pública de ensino - municipal e estadual - que assegure que a maior parte da juventude baiana tenha acesso ao nosso desporto.

Claro que se trata de uma opção que não vai trazer, só por si, resultados a curto prazo, mas não vamos deixar de dar atenção à formação orientada para escalões etários mais avançados, com base nos clubes e nas regiões, que darão mais rapidamente uma maior visibilidade ao rugby baiano.

O que importa reconhecer é que sem o trabalho de grande difusão, nenhuma política desportiva terá sucesso continuado e sustentado. E é esta integração entre estas duas vertentes que importa garantir.

Na verdade os clubes filiados na FRB possuem de uma forma ou outra, os técnicos de que necessitam para garantir a evolução dos seus escalões maiores, mas temos que ajudar a criar condições para que também nos clubes se comece a dar atenção e cuidado aos escalões mais jovens, nomeadamente os M-17 e os M-19.

Então, porque temos que começar quanto antes a promover a inclusão do rugby junto dos mais novos, a nossa primeira preocupação é criar as condições que permitam capacitar os professores de educação física das redes de ensino, pelo que temos, obrigatoriamente e como primeiro passo, de formar os nossos próprios facilitadores, para que trabalhem todos debaixo da mesma cartilha, obedecendo em primeiro lugar às diretivas e orientações da CBRu sobre a matéria.

Assim, temos discutido todo este desenvolvimento com quem governa e estrutura o rugby no Brasil - e com quem queremos estar alinhados - e vamos avançar para a primeira ação de formação dedicada em exclusivo aos nossos formadores/facilitadores, que irão, depois, trabalhar com os professores de educação física.

Essa primeira ação vai decorrer nos dias 19 a 21 de Fevereiro, em local ainda por definir, mas em princípio na região de Salvador, e que será levada a cabo pelo gestor de desenvolvimento da CBRu e educador da World Rugby, Maurício Migliano.

Os nossos facilitadores deverão cumprir um conjunto de tarefas antes da realização da ação de formação, para que todos tirem o máximo rendimento daquele final de semana, e estas tarefas serão distribuídas muito em breve a cada um dos formadores/facilitadores.

Relembramos aqui que a equipe de formadores/facilitadores da FRB é constituída pelos seguintes elementos:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HENRIQUE ROCHA COMANDA CURSOS DE FORMAÇÃO EM PORTUGAL

O professor Henrique Rocha, que a Federação de Rugby da Bahia teve o privilégio de convidar a gerir cursos de formação na Bahia em 2017 e 2018, foi esta semana anunciado como o novo responsável pelos cursos de formação da Federação Portuguesa de Rugby (FPR). Regressando à FPR depois de um interregno de alguns anos, o professor Henrique Rocha está ligado a projetos importantes nas áreas do Desenvolvimento e Alto Rendimento, que levaram a conquistas importantes nas seleções jovens de Portugal, e ganhou notoriedade internacional com o projeto “Força 8”, uma das inovações que introduziu na área da formação. O professor Henrique Rocha foi internacional junior por Portugal, é licenciado em Educação Física e Mestre em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto, foi selecionador português dos escalões M-17, M-18, M-19 e sevens M-19, além de ter sido treinador especialista da Força 8 das seleções de todos os escalões de Portugal. O professor Henrique Rocha é um destacado técnico formador

ESCALÕES ETÁRIOS

No sentido de evitar confusões e mal-entendidos, publica-se este quadro onde se vê claramente o escalonamento dos jogadores de acordo com a sua idade para a temporada de 2018 Atletas Maiores             Atletas M-19                  Atletas M-17                  Atletas M-15 e M-16      (Nascidos antes de 31/12/1998) (Nascidos entre 01.01.1999 e 31.12.2000) (Nascidos entre 01.01.2001 e 31.12.2001) (Nascidos depois de 01.01.2002)

MODELO DE ESTATUTO PARA NOVOS CLUBES DE RUGBY

MODELO PARA ESTATUTO CONSTITUIÇÃO DE CLUBE DE RUGBY ESTATUTO SOCIAL DO (colocar denominação social do clube) ARTIGO 1º - DENOMINAÇÃO, SEDE, FINALIDADE E DURAÇÃO (colocar o nome da entidade) neste estatuto designada, simplesmente, como Clube (ou pela sigla se houver), fundada em data de (colocar data), com sede e foro nesta cidade a (colocar endereço completo, inclusive CEP) do Estado da Bahia, é uma associação de direito privado, constituída por tempo indeterminado, sem fins econômicos, sem cunho político ou partidário, constituído para difundir e aperfeiçoar a prática do rugby e outras modalidades esportivas amadoras, programar festividades, como festivais e torneios esportivos. ARTIGO 2º - SÃO PRERROGATIVAS DA ASSOCIAÇÃO No desenvolvimento de suas atividades, o Clube observará os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade e da eficiência. ARTIGO 3º - DOS COMPROMISSOS DA ASSOCIAÇÃO O Clube se dedicara às suas atividades