Pular para o conteúdo principal

FORMAÇÃO, UM DOS PILARES DO FUTURO DO RUGBY NA BAHIA

Um dos pilares do desenvolvimento do rugby na Bahia é claramente a formação, mas uma formação que olhe para o futuro e não apenas para os acontecimentos imediatos, fundamentada na capacitação dos professores de educação física da rede pública de ensino - municipal e estadual - que assegure que a maior parte da juventude baiana tenha acesso ao nosso desporto.

Claro que se trata de uma opção que não vai trazer, só por si, resultados a curto prazo, mas não vamos deixar de dar atenção à formação orientada para escalões etários mais avançados, com base nos clubes e nas regiões, que darão mais rapidamente uma maior visibilidade ao rugby baiano.

O que importa reconhecer é que sem o trabalho de grande difusão, nenhuma política desportiva terá sucesso continuado e sustentado. E é esta integração entre estas duas vertentes que importa garantir.

Na verdade os clubes filiados na FRB possuem de uma forma ou outra, os técnicos de que necessitam para garantir a evolução dos seus escalões maiores, mas temos que ajudar a criar condições para que também nos clubes se comece a dar atenção e cuidado aos escalões mais jovens, nomeadamente os M-17 e os M-19.

Então, porque temos que começar quanto antes a promover a inclusão do rugby junto dos mais novos, a nossa primeira preocupação é criar as condições que permitam capacitar os professores de educação física das redes de ensino, pelo que temos, obrigatoriamente e como primeiro passo, de formar os nossos próprios facilitadores, para que trabalhem todos debaixo da mesma cartilha, obedecendo em primeiro lugar às diretivas e orientações da CBRu sobre a matéria.

Assim, temos discutido todo este desenvolvimento com quem governa e estrutura o rugby no Brasil - e com quem queremos estar alinhados - e vamos avançar para a primeira ação de formação dedicada em exclusivo aos nossos formadores/facilitadores, que irão, depois, trabalhar com os professores de educação física.

Essa primeira ação vai decorrer nos dias 19 a 21 de Fevereiro, em local ainda por definir, mas em princípio na região de Salvador, e que será levada a cabo pelo gestor de desenvolvimento da CBRu e educador da World Rugby, Maurício Migliano.

Os nossos facilitadores deverão cumprir um conjunto de tarefas antes da realização da ação de formação, para que todos tirem o máximo rendimento daquele final de semana, e estas tarefas serão distribuídas muito em breve a cada um dos formadores/facilitadores.

Relembramos aqui que a equipe de formadores/facilitadores da FRB é constituída pelos seguintes elementos:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CALENDÁRIO PARA 2019

A Federação de Rugby da Bahia publica hoje, nos termos dos seus estatutos e regulamentos, o seu calendário de actividades para 2019, incluindo as competições oficiais, as acções de formação e a data das assembleias gerais ordinárias, que pode consultar no quadro em anexo. Esta calendário é provisório e será apresentado à Assembleia Geral que se realizará ainda este mês para ratificação.

MELHORES DO ANO 2019 COMO RECONHECIMENTO DO ESFORÇO E DEDICAÇÃO DE TODOS!

Pelo terceiro ano consecutivo a BahiaRugby procedeu à escolha dos melhores do ano, com a colaboração de todos os treinadores dos times em atividade no âmbito da Federação de Rugby da Bahia. Pela segunda vez este ano foi possível fazer a escolha no escalão juvenil, aquele que é o grande objectivo da Federação e que constitui a única forma de garantir o desenvolvimento e sustentabilidade do rugby na Bahia. Fiquem com a relação dos premiados deste ano, e que esta pequena homenagem sirva de estímulo a todos os que de uma ou outra forma foram infectados pelo rugby! MELHORES DO ANO BAHIA RUGBY 2019 REVELAÇÃO FEMININO 1º LUGAR: Yasmin Vitória Castro Dias   (Adustina) 2º LUGAR: Adriely Santana Costa (Adustina) 3º LUGAR: Juliana Silva Félix dos Santos (Adustina) REVELAÇÃO MASCULINO 1º LUGAR: José Deivison Santos Andrade (Adustina) 2º LUGAR: Jordan Sousa (Porto Seguro) 3º LUGAR: Vinicius Antônio dos Santos (Serigy) MELHOR ATLETA RUGBY SEVENS JUVENIL FEMININO 1º LUGAR: J

ASSEMBLEIA APROVA ALTERAÇÕES AOS ESTATUTOS

A Assembleia Geral Extraordinária da FRB que se realizou no passado dia 15 de novembro, aprovou na íntegra as propostas que foram apresentadas, pelo que o ato eleitoral que se avizinha já se regerá por essas mesmas alterações, no que se aplicar. São três as alterações aos Estatutos e as duas primeiras dizem respeito ao reconhecimento da participação em competições oficiais pelos Clubes Aderentes, e ainda estabelece o seu direito a voto nas Assembleias, o que passa a acontecer após a introdução do Regulamento do Clube Aderente em 2016. A terceira alteração prolonga, até decisão específica da própria Assembleia Geral, a excepção que já se encontrava em vigor em relação à participação de dirigentes de clubes ou de associações, de árbitros e treinadores no ativo, nos órgãos de gestão da FRB. A Assembleia aprovou também a suspensão da filiação a clubes que não tenham cumprido as suas obrigações estabelecidas no artigo 11º h) dos estatutos, embora com a ressalva de alterações de situ