Pular para o conteúdo principal

FORMAÇÃO, UM DOS PILARES DO FUTURO DO RUGBY NA BAHIA

Um dos pilares do desenvolvimento do rugby na Bahia é claramente a formação, mas uma formação que olhe para o futuro e não apenas para os acontecimentos imediatos, fundamentada na capacitação dos professores de educação física da rede pública de ensino - municipal e estadual - que assegure que a maior parte da juventude baiana tenha acesso ao nosso desporto.

Claro que se trata de uma opção que não vai trazer, só por si, resultados a curto prazo, mas não vamos deixar de dar atenção à formação orientada para escalões etários mais avançados, com base nos clubes e nas regiões, que darão mais rapidamente uma maior visibilidade ao rugby baiano.

O que importa reconhecer é que sem o trabalho de grande difusão, nenhuma política desportiva terá sucesso continuado e sustentado. E é esta integração entre estas duas vertentes que importa garantir.

Na verdade os clubes filiados na FRB possuem de uma forma ou outra, os técnicos de que necessitam para garantir a evolução dos seus escalões maiores, mas temos que ajudar a criar condições para que também nos clubes se comece a dar atenção e cuidado aos escalões mais jovens, nomeadamente os M-17 e os M-19.

Então, porque temos que começar quanto antes a promover a inclusão do rugby junto dos mais novos, a nossa primeira preocupação é criar as condições que permitam capacitar os professores de educação física das redes de ensino, pelo que temos, obrigatoriamente e como primeiro passo, de formar os nossos próprios facilitadores, para que trabalhem todos debaixo da mesma cartilha, obedecendo em primeiro lugar às diretivas e orientações da CBRu sobre a matéria.

Assim, temos discutido todo este desenvolvimento com quem governa e estrutura o rugby no Brasil - e com quem queremos estar alinhados - e vamos avançar para a primeira ação de formação dedicada em exclusivo aos nossos formadores/facilitadores, que irão, depois, trabalhar com os professores de educação física.

Essa primeira ação vai decorrer nos dias 19 a 21 de Fevereiro, em local ainda por definir, mas em princípio na região de Salvador, e que será levada a cabo pelo gestor de desenvolvimento da CBRu e educador da World Rugby, Maurício Migliano.

Os nossos facilitadores deverão cumprir um conjunto de tarefas antes da realização da ação de formação, para que todos tirem o máximo rendimento daquele final de semana, e estas tarefas serão distribuídas muito em breve a cada um dos formadores/facilitadores.

Relembramos aqui que a equipe de formadores/facilitadores da FRB é constituída pelos seguintes elementos:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MELHORES DO ANO 2019 COMO RECONHECIMENTO DO ESFORÇO E DEDICAÇÃO DE TODOS!

Pelo terceiro ano consecutivo a BahiaRugby procedeu à escolha dos melhores do ano, com a colaboração de todos os treinadores dos times em atividade no âmbito da Federação de Rugby da Bahia.

Pela segunda vez este ano foi possível fazer a escolha no escalão juvenil, aquele que é o grande objectivo da Federação e que constitui a única forma de garantir o desenvolvimento e sustentabilidade do rugby na Bahia.

Fiquem com a relação dos premiados deste ano, e que esta pequena homenagem sirva de estímulo a todos os que de uma ou outra forma foram infectados pelo rugby!

MELHORES DO ANO BAHIA RUGBY 2019 REVELAÇÃO FEMININO
1º LUGAR: Yasmin Vitória Castro Dias(Adustina)
2º LUGAR: Adriely Santana Costa (Adustina)
3º LUGAR: Juliana Silva Félix dos Santos (Adustina)

REVELAÇÃO MASCULINO
1º LUGAR: José Deivison Santos Andrade (Adustina)
2º LUGAR: Jordan Sousa (Porto Seguro)
3º LUGAR: Vinicius Antônio dos Santos (Serigy)

MELHOR ATLETA RUGBY SEVENS JUVENIL FEMININO
1º LUGAR: Josefa Ananda Muriel Nascimento (A…

CALENDÁRIO PARA 2019

A Federação de Rugby da Bahia publica hoje, nos termos dos seus estatutos e regulamentos, o seu calendário de actividades para 2019, incluindo as competições oficiais, as acções de formação e a data das assembleias gerais ordinárias, que pode consultar no quadro em anexo.

Esta calendário é provisório e será apresentado à Assembleia Geral que se realizará ainda este mês para ratificação.


ASSEMBLEIA ELEITORAL ELEGE NOVO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Diego Hamilton Reis é o novo presidente do Conselho de Administração da Federação de Rugby da Bahia, eleito em Assembleia que teve lugar no passado dia 15 de janeiro, que será acompanhado na vice presidência por Gabriel Pereira Couto, e que terá como tesoureiro Nilo Pabulo Maia Braga de Souza.
Diego foi o vice-presidente do Conselho que agora terminou o seu mandato, e Nilo foi o Tesoureiro desse mesmo CA, enquanto Gabriel exerceu a função de presidente da mesa da Assembleia Geral nos últimos anos.
A Assembleia Eleitoral elegeu ainda o Conselho Fiscal da Federação, mantendo os seus cargos Gilmar Cerqueira Pereira (presidente), Daniel Sá dos Santos (secretário) e Auriélia Mendes Pereira (relatora).
Com a eleição do dia 15 e a posse dos novos orgãos que aconteceu de imediato após as eleições, são automaticamente destituídos das suas funções os membros da Diretoria que cessou funções - novos membros serão nomeados pelo novo CA - os membros da Mesa da AG - novos membros serão eleitos na p…