Pular para o conteúdo principal

TORUKS VENCEM BAIANO DE XV EM 2015

Os Toruks de Porto Seguro venceram ontem o desafio da terceira e última jornada do Baiano de Rugby XV, frente aos Orixás de Salvador, por 44-12, e são o novo campeão estadual de rugby XV!

A jornada de rugby na cidade incluiu a inauguração da Escola de Árbitros de Rugby da Bahia e foi marcada por diversos fatos que a Federação de Rugby da Bahia não pode deixar de referenciar.

LIGA DE FUTEBOL DE PORTO SEGURO E PREFEITURA DA CIDADE
O jogo realizou-se no estupendo Estádio Agnaldo Bento dos Santos, graças à visão da Secretaria de Esportes de Porto Seguro e à colaboração e incentivo da Liga de Futebol da cidade, que desde o início apoiou a iniciativa e acompanhou o desenrolar da jornada.

A Federação de Rugby da Bahia não pode deixar de saudar e agradecer aos dirigentes da Liga de Futebol de Porto Seguro, Sr. Cristiano Ferreia e sua Diretoria, a sua visão e disponibilidade que contrasta claramente com o espírito mesquinho e redutor da Liga Valenciana de Futebol que prejudicou a jornada final da Copa Velho Chico realizada naquela cidade do Baixo Sul.

Em Porto Seguro o rugby jogou no estádio Agnaldo Bento dos Santos no sábado, e no domingo a seleção de Porto Seguro, no mesmo estádio, disputou a primeira mão da segunda fase do Intermunicipal de Futebol.

Em Valença, no dia 8 de Agosto passado, a Liga Valenciana e a Prefeitura Municipal, impediram a realização da jornada da Copa Velho Chico no Estádio António Sereia, e a seleção valenciana de futebol apenas tinha jogo no final de semana seguinte, em 16 de Agosto.

Duas atitudes contrastantes que envergonham o município de Valença, e que enaltecem o espírito esportivo da Liga de Futebol de Porto Seguro e a respetiva Prefeitura.

ESCOLA DE ÁRBITROS
Concretizou-se o lançamento da Escola de Árbitros - BahiaRef, com a presença e inestimável colaboração dos árbitros Marcelo Toscano e Bernardo Ordoñes, a quem a Federação de Rugby da Bahia agradece a disponibilidade e categorizada colaboração.
A jornada de trabalho dos árbitros decorreu em ambiente de grande participação e foi certamente o pontapé de saída para uma nova fase da vida do rugby na Bahia.

ORGULHO DE SER PRESIDENTE
(texto do Presidente da Federação de Rugby da Bahia)
A atual gestão federativa apenas viu a Ata da Assembleia Geral da sua nomeação registrada no Cartório no passado dia 15 de Setembro, devido à greve do judiciário que afetou aqueles serviços.

Neste momento - e conforme prometido na altura da sua nomeação em 8 de Agosto - a Comissão de Gestão da FRB já garantiu o cumprimento das obrigações federativas perante a Fazenda e procedeu a todos os registos que permitem à Federação afirmar-se como parceiro social no âmbito do Esporte no Estado da Bahia e no Brasil
Esse é o primeiro motivo do orgulho que sinto em ser Presidente da Federação, em especial pela colaboração e permanente incentivo que tenho recebido não apenas dos restantes membros da Comissão de Gestão, Diego Hamilton Reis, Vice Presidente, e Nilo Pabulo de Souza, Tesoureiro e grande responsável pelo cumprimento das obrigações acima referidas, como dos Diretores que foram por nós nomeados e que nos têm aconselhado diariamente, e cumprido as tarefas que lhes tenho atribuído, a Danielle Lopes, o André Soares, o Gilmar Pereira, o Jorge Monteiro, e, desde a passada semana, o Bernardo Ordoñes.

A realização da jornada de rugby em Porto Seguro, que foi da inteira responsabilidade dos Toruks e do seu Presidente Diego Hamilton dos Reis, é outro dos motivos do orgulho que sinto, porque vejo que existem muitas pessoas na Bahia que querem - e dão o necessário passo em frente - ajudar o rugby a crescer e o fazem com uma generosidade que temos que distinguir.

Os Orixás perderam o jogo - a derrota foi pesada e vai servir de incentivo para novos desafios - mas o seu comportamento em campo durante os 80 minutos, e o seu comportamento fora de campo durante a festa de confraternização que se seguiu, o espírito de rugby que demonstraram, a sua alegria e camaradagem, são mais um dos motivos porque me orgulho de ser Presidente da Federação de Rugby da Bahia!

A todos os que têm trabalhado pelo futuro do rugby na Bahia, devidamente enquadrados pela Federação, e com o verdadeiro Espírito dos Homens e das Mulheres do rugby, agradeço pessoalmente e transmito o orgulho que sinto por ter aceite o cargo para que me convidaram e nomearam!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HENRIQUE ROCHA COMANDA CURSOS DE FORMAÇÃO EM PORTUGAL

O professor Henrique Rocha, que a Federação de Rugby da Bahia teve o privilégio de convidar a gerir cursos de formação na Bahia em 2017 e 2018, foi esta semana anunciado como o novo responsável pelos cursos de formação da Federação Portuguesa de Rugby (FPR). Regressando à FPR depois de um interregno de alguns anos, o professor Henrique Rocha está ligado a projetos importantes nas áreas do Desenvolvimento e Alto Rendimento, que levaram a conquistas importantes nas seleções jovens de Portugal, e ganhou notoriedade internacional com o projeto “Força 8”, uma das inovações que introduziu na área da formação. O professor Henrique Rocha foi internacional junior por Portugal, é licenciado em Educação Física e Mestre em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto, foi selecionador português dos escalões M-17, M-18, M-19 e sevens M-19, além de ter sido treinador especialista da Força 8 das seleções de todos os escalões de Portugal. O professor Henrique Rocha é um destacado técnico formador

MODELO DE ESTATUTO PARA NOVOS CLUBES DE RUGBY

MODELO PARA ESTATUTO CONSTITUIÇÃO DE CLUBE DE RUGBY ESTATUTO SOCIAL DO (colocar denominação social do clube) ARTIGO 1º - DENOMINAÇÃO, SEDE, FINALIDADE E DURAÇÃO (colocar o nome da entidade) neste estatuto designada, simplesmente, como Clube (ou pela sigla se houver), fundada em data de (colocar data), com sede e foro nesta cidade a (colocar endereço completo, inclusive CEP) do Estado da Bahia, é uma associação de direito privado, constituída por tempo indeterminado, sem fins econômicos, sem cunho político ou partidário, constituído para difundir e aperfeiçoar a prática do rugby e outras modalidades esportivas amadoras, programar festividades, como festivais e torneios esportivos. ARTIGO 2º - SÃO PRERROGATIVAS DA ASSOCIAÇÃO No desenvolvimento de suas atividades, o Clube observará os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade e da eficiência. ARTIGO 3º - DOS COMPROMISSOS DA ASSOCIAÇÃO O Clube se dedicara às suas atividades

ATA DE CONSTITUIÇÃO E REGISTRO EM CARTÓRIO

ESTE É UM MODELO DE ATA DE FUNDAÇÃO PARA UM CLUBE DE RUGBY. ELE SERVE COMO ORIENTAÇÃO GERAL E DEVE SER ADAPTADO ÀS CONDIÇÕES DE CADA CASO. CLUBE DE RUGBY ______________________ _____(cidade)__________ - ESTADO DA BAHIA ATA DE FUNDAÇÃO, APROVAÇÃO DO ESTATUTO, ELEIÇÃO E POSSE DA 1ª DIRETORIA E CONSELHO FISCAL Aos quinze dias do mês de novembro do ano de dois mil e dois , reuniu-se em Assembléia Geral, nesta cidade de _____(cidade)______, Estado da Bahia , à Rua ____________, Bairro _________, os signatários desta Ata, com a finalidade de tratarem da fundação de um Clube com o objetivo principal de proporcionar a prática do Rugby. Aberto os trabalhos às quinze horas , foi indicado para a presidência da mesma o Sr. Fulano de Tal , que explicou a todos os objetivos desta reunião e as conseqüências legais das decisões a serem tomadas. Todos os presentes declararam ter conhecimento sobre o assunto tratado. Após os esclarecimentos e discussão, o Sr. Presidente colocou em votação