Pular para o conteúdo principal

TORUKS VENCEM BAIANO DE XV EM 2015

Os Toruks de Porto Seguro venceram ontem o desafio da terceira e última jornada do Baiano de Rugby XV, frente aos Orixás de Salvador, por 44-12, e são o novo campeão estadual de rugby XV!

A jornada de rugby na cidade incluiu a inauguração da Escola de Árbitros de Rugby da Bahia e foi marcada por diversos fatos que a Federação de Rugby da Bahia não pode deixar de referenciar.

LIGA DE FUTEBOL DE PORTO SEGURO E PREFEITURA DA CIDADE
O jogo realizou-se no estupendo Estádio Agnaldo Bento dos Santos, graças à visão da Secretaria de Esportes de Porto Seguro e à colaboração e incentivo da Liga de Futebol da cidade, que desde o início apoiou a iniciativa e acompanhou o desenrolar da jornada.

A Federação de Rugby da Bahia não pode deixar de saudar e agradecer aos dirigentes da Liga de Futebol de Porto Seguro, Sr. Cristiano Ferreia e sua Diretoria, a sua visão e disponibilidade que contrasta claramente com o espírito mesquinho e redutor da Liga Valenciana de Futebol que prejudicou a jornada final da Copa Velho Chico realizada naquela cidade do Baixo Sul.

Em Porto Seguro o rugby jogou no estádio Agnaldo Bento dos Santos no sábado, e no domingo a seleção de Porto Seguro, no mesmo estádio, disputou a primeira mão da segunda fase do Intermunicipal de Futebol.

Em Valença, no dia 8 de Agosto passado, a Liga Valenciana e a Prefeitura Municipal, impediram a realização da jornada da Copa Velho Chico no Estádio António Sereia, e a seleção valenciana de futebol apenas tinha jogo no final de semana seguinte, em 16 de Agosto.

Duas atitudes contrastantes que envergonham o município de Valença, e que enaltecem o espírito esportivo da Liga de Futebol de Porto Seguro e a respetiva Prefeitura.

ESCOLA DE ÁRBITROS
Concretizou-se o lançamento da Escola de Árbitros - BahiaRef, com a presença e inestimável colaboração dos árbitros Marcelo Toscano e Bernardo Ordoñes, a quem a Federação de Rugby da Bahia agradece a disponibilidade e categorizada colaboração.
A jornada de trabalho dos árbitros decorreu em ambiente de grande participação e foi certamente o pontapé de saída para uma nova fase da vida do rugby na Bahia.

ORGULHO DE SER PRESIDENTE
(texto do Presidente da Federação de Rugby da Bahia)
A atual gestão federativa apenas viu a Ata da Assembleia Geral da sua nomeação registrada no Cartório no passado dia 15 de Setembro, devido à greve do judiciário que afetou aqueles serviços.

Neste momento - e conforme prometido na altura da sua nomeação em 8 de Agosto - a Comissão de Gestão da FRB já garantiu o cumprimento das obrigações federativas perante a Fazenda e procedeu a todos os registos que permitem à Federação afirmar-se como parceiro social no âmbito do Esporte no Estado da Bahia e no Brasil
Esse é o primeiro motivo do orgulho que sinto em ser Presidente da Federação, em especial pela colaboração e permanente incentivo que tenho recebido não apenas dos restantes membros da Comissão de Gestão, Diego Hamilton Reis, Vice Presidente, e Nilo Pabulo de Souza, Tesoureiro e grande responsável pelo cumprimento das obrigações acima referidas, como dos Diretores que foram por nós nomeados e que nos têm aconselhado diariamente, e cumprido as tarefas que lhes tenho atribuído, a Danielle Lopes, o André Soares, o Gilmar Pereira, o Jorge Monteiro, e, desde a passada semana, o Bernardo Ordoñes.

A realização da jornada de rugby em Porto Seguro, que foi da inteira responsabilidade dos Toruks e do seu Presidente Diego Hamilton dos Reis, é outro dos motivos do orgulho que sinto, porque vejo que existem muitas pessoas na Bahia que querem - e dão o necessário passo em frente - ajudar o rugby a crescer e o fazem com uma generosidade que temos que distinguir.

Os Orixás perderam o jogo - a derrota foi pesada e vai servir de incentivo para novos desafios - mas o seu comportamento em campo durante os 80 minutos, e o seu comportamento fora de campo durante a festa de confraternização que se seguiu, o espírito de rugby que demonstraram, a sua alegria e camaradagem, são mais um dos motivos porque me orgulho de ser Presidente da Federação de Rugby da Bahia!

A todos os que têm trabalhado pelo futuro do rugby na Bahia, devidamente enquadrados pela Federação, e com o verdadeiro Espírito dos Homens e das Mulheres do rugby, agradeço pessoalmente e transmito o orgulho que sinto por ter aceite o cargo para que me convidaram e nomearam!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MELHORES DO ANO 2019 COMO RECONHECIMENTO DO ESFORÇO E DEDICAÇÃO DE TODOS!

Pelo terceiro ano consecutivo a BahiaRugby procedeu à escolha dos melhores do ano, com a colaboração de todos os treinadores dos times em atividade no âmbito da Federação de Rugby da Bahia.

Pela segunda vez este ano foi possível fazer a escolha no escalão juvenil, aquele que é o grande objectivo da Federação e que constitui a única forma de garantir o desenvolvimento e sustentabilidade do rugby na Bahia.

Fiquem com a relação dos premiados deste ano, e que esta pequena homenagem sirva de estímulo a todos os que de uma ou outra forma foram infectados pelo rugby!

MELHORES DO ANO BAHIA RUGBY 2019 REVELAÇÃO FEMININO
1º LUGAR: Yasmin Vitória Castro Dias(Adustina)
2º LUGAR: Adriely Santana Costa (Adustina)
3º LUGAR: Juliana Silva Félix dos Santos (Adustina)

REVELAÇÃO MASCULINO
1º LUGAR: José Deivison Santos Andrade (Adustina)
2º LUGAR: Jordan Sousa (Porto Seguro)
3º LUGAR: Vinicius Antônio dos Santos (Serigy)

MELHOR ATLETA RUGBY SEVENS JUVENIL FEMININO
1º LUGAR: Josefa Ananda Muriel Nascimento (A…

CALENDÁRIO PARA 2019

A Federação de Rugby da Bahia publica hoje, nos termos dos seus estatutos e regulamentos, o seu calendário de actividades para 2019, incluindo as competições oficiais, as acções de formação e a data das assembleias gerais ordinárias, que pode consultar no quadro em anexo.

Esta calendário é provisório e será apresentado à Assembleia Geral que se realizará ainda este mês para ratificação.


BAIANO DE SEVENS MOSTRA O CAMINHO A QUEM REALMENTE GOSTA DE RUGBY

Serigy sagra-se campeão baiano de sevens adulto masculino pela primeira vez, vencendo o Porto Seguro na final por 26-07.

Na fase de apuramento o time de Aracajú já tinha vencido o Porto Seguro por 21-12 e o Adustina por 26-07, e o Porto Seguro bateu o Adustina por 22-07, ganhando o direito a estar na final com o Serigy.

Enquanto isso no adulto feminino o Porto Seguro levou de vencida a equipa de Adustina com um agregado de 33-26, resultado de um empate a 19 pontos e uma vitória por 14-07.

Note-se que a participação no escalão Adulto dos times de Adustina reflete o excelente trabalho de desenvolvimento que tem sido realizado pelo professor Adenílcio Rodrigues - que não por acaso é o Diretor de Desenvolvimento da FRB - com o apoio da Prefeitura, em especial do seu Secretário de Esportes, Paulo César.
O rugby em Adustina tem crescido, os seus jovens atletas foram crescendo, e agora já estão no escalão adulto! Mas o mais importante é que a par deste crescimento com os mais velhos, novos e…